Significado da bandeira das Filipinas

As Filipinas é um país que fica no Sudeste Asiático. Sua capital é Manila. São 93,6 milhões de habitantes espalhados nas mais de 7 mil ilhas que formam o seu território. Os idiomas oficiais são o filipino e o inglês e a moeda é o peso.

A bandeira oficial das Filipinas existe desde 1898. Ela nasceu um ano antes desenhada pelo general Emilio Aguinaldo quando o militar estava no exílio em Hong Kong. Quem a costurou pela primeira vez foi a costureira Marcela Marino de Agoncillo.

As cores presentes nela são azul e vermelha, distribuídas em duas faixas horizontais. Do lado esquerdo tem um triângulo branco com um sol dourado ao meio com oito raios e três estrelas em cada canto.

Significado da bandeira das Filipinas

Foto: depositphotos

O campo azul da bandeira significa verdade, paz e justiça; o vermelho bravura e patriotismo; o branco, igualdade e fraternidade.

Já o sol faz alusão à liberdade e as oito províncias que se rebelaram contra o domínio espanhol. São elas: Tarlac, Pampanga, Manila, Cavite, Bulacan, Batangas, Nueva Ecija e Laguna. As outras três estrelas representam as áreas de Visayas, Mindanao e Luzon.

Conheça um pouco mais das Filipinas

O arquipélago é surpreendente. Na mesma viagem você pode nadar com tubarões-baleia, ver plantações grandiosas de arroz, se maravilhar com a agitação de Manila, mergulhar com navios naufragados e descansar em praias paradisíacas.

Entre os Patrimônios Mundiais sediados no país estão: as Igrejas Barrocas das Filipinas, Parque Marinho do Recife de Tubbataha, Cidade Histórica de Vigan, Parque Nacional do rio subterrâneo de Puerto Princesa, Parque Natural dos Recifes de Tubbataha e Arrozais em terraços das Cordilheiras das Filipinas.

O que visitar

Veja algumas algumas dicas para quem deseja conhecer as Filipinas. Uma delas é visitar o Monte Pinatubo, uma cratera de vulcão tomada por água; e por falar em vulcão, visite também o Mayon, o mais ativo do país; outro lugar recomendado é uma visita às formações geológicas simétricas chamadas Chocolate Hills em Bohol.

Os passeios com contato intenso com a natureza e o mar, como: nadar com cardumes de golfinhos em Bais, com tubarões-baleias em Oslob ou com tartarugas marinhas em Apo Island também são muitos recomentados. Super dica: ver o pôr do sol em Boracay e para os mais corajosos saltar em um penhasco direto nas águas de Ariel’s Point em Boracay. Já imaginou que aventura inesquecível?

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.