Significado da bandeira do Afeganistão

As cores que se apresentam na bandeira do Afeganistão representam o passado negro do país, suas lutas e o forte poder do Islamismo neste território. Veja!


A história do Afeganistão é bastante conturbada. Com muitas mudanças de governantes, o país também passou por diversas trocas de bandeira, um número que pode chegar a mais de 20 modelos. A última mudança radical ocorreu em 2002, mas em 2004 também houveram duas alterações mínimas com relação ao tamanho da bandeira e com uma frase que tem no símbolo do meio. Atualmente, a bandeira possui certas semelhanças a que era utilizada pela monarquia entre 1930 e 1973. Com três cores e o brasão de armas centralizado no estandarte, o símbolo maior do país representa seu povo e seus momentos de glória no passado.

Significados dos elementos que compõem a bandeira deste país

O maior símbolo de representação do Afeganistão é dividido verticalmente por três espaços iguais, mas com cores diferentes. Do lado esquerdo encontra-se o preto, representado o passo negro do país. No centro tem-se o vermelho, core que simboliza todas as lutas e vitórias da população da nação. E, por fim, do lado direito, encontra-se a cor verde, uma forma de exprimir o fundamentalismo islâmico, conceito religioso predominante no Afeganistão, comportando 98% da população.

Imagem da bandeira do Afeganistão

Foto: Pixabay

Além das cores e suas representatividades, a bandeira desta nação conta com o brasão de armas centralizado na faixa vermelha. No ano de 2002, com a Administração Transitória Afegã o brasão contava com essa frase “دا افغانستان اسلامی دولت”  que queria dizer “Estado Islâmico do Afeganistão”. Em 2004, com a última alteração na época da República Islâmica do Afeganistão, esse texto foi substituído para simplesmente “افغانستان”, traduzindo para o português “Afeganistão”.

As cores continuam com o mesmo significado que antes e o brasão também possui a mesma cor que o anterior. Como já foi mencionado anteriormente, as duas adaptações foram com relação a frase e o tamanho da bandeira, que possuía uma proporção de 1:2 e agora é de 2:3.

Curiosidades sobre a bandeira do Afeganistão

A bandeira nacional desse país foi a que mais sofreu alteração durante o século XX e foram, em muitas vezes, mudanças radiais no design e conceito. Por exemplo, antes deste mesmo século o estandarte era totalmente preto, sem contar com nenhum símbolo. Também já foi toda vermelha com um brasão de armas no canto esquerdo, bem como composta das cores verde e branca em listas horizontais.

Ao ser hasteada pela primeira vez em 2002, a bandeira afegã teve uma simbologia muito forte. De acordo com o ministro de Fronteiras do Afeganistão Amanullah Zadran o estandarte “é a bandeira do orgulho, dos mártires e é a bandeira da nação”.


Reportar erro