Significado da bandeira do Brasil

A bandeira nacional é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil. Conheça o significado da mesma


Símbolo máximo de representação da nação brasileira perante os outros países, a bandeira do Brasil foi instituída no dia 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República. É um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, conforme estabelecido pelo art. 13, § 1.º, da Constituição do Brasil, ao lado das armas nacionais, o hino nacional e o selo nacional.

Normas específicas

Existem normas específicas nas dimensões e proporções do desenho da bandeira do Brasil, que possui o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde e, no centro, a esfera azul celeste, atravessada pela baixa branca com a frase “Ordem e Progresso”.

Na esfera azul celeste da bandeira brasileira estão 27 estrelas, que representam simbolicamente os 26 estados e o Distrito Federal do país.

A atual versão da bandeira do Brasil foi apresentada em 19 de novembro de 1889, substituindo a antiga bandeira imperial do país. O desenho da bandeira brasileira foi de Décio Vilares, que se inspirou na bandeira do Império.

É obrigatório o hasteamento da bandeira nacional em órgãos públicos (ministérios, escolas, repartições públicas, secretarias de governo) em dias de festa ou de luto nacional.

Significado das cores da bandeira do Brasil

Significado da bandeira do Brasil

Foto: Pedro Araujo/ Free Images

As cores oficiais da bandeira do Brasil são o verde, o amarelo e o azul. Originalmente, essas cores representavam simbolicamente as casas reais da família de D. Pedro I. No entanto, com o passar do tempo, a informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro, que associariam outros significados para cada uma das cores:

  • Branco – O branco nas estrelas representa o desejo pela paz;
  • Azul – Simboliza o céu e os rios brasileiros;
  • Amarelo – O amarelo representa o ouro e a riqueza do país;
  • Verde – A cor verde da bandeira do Brasil simboliza as extensas matas e florestas de todo o país.

As duas cores principais da bandeira nacional, o verde o amarelo, foram o resultado das cores de duas famílias da casa Habsburgo e da casa Bragança, que se uniram por casamento.

Significado das estrelas da bandeira do Brasil

Antes do ano de 1992, a bandeira do Brasil tinha 23 estrelas, representando os 23 estados brasileiros da época. No dia 11 de maio de 1992, a bandeira nacional passou a ter 27 estrelas, como no formato atual, com a inserção dos estados do Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia.

A primeira versão da bandeira do Brasil tinha 21 estrelas, que representavam os estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba do Norte (atual Paraíba), Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Município da Corte.

A disposição e o tamanho de cada estrela foram estabelecidos a partir da visão do céu do Rio de Janeiro, na noite do dia 19 de novembro de 1889.

A única estrela que fica na parte superior do círculo azul representa o estado do Pará, que era o maior território próximo ao eixo equatorial.


Reportar erro