Significado da bandeira dos Estados Unidos

A bandeira atual dos Estados Unidos é composta por seis listras brancas e sete vermelhas. No seu canto superior há uma quadro azul com 50 estrelas brancas


Bandeira é o símbolo máximo de qualquer nação. Nela, estão contidas cores representativas para a história daquela localidade, adereços que relembrem glórias antigas ou até mesmo o povo de todo o território. Perante outros países do mundo, a bandeira fala sobre a nação que ela representa. Portanto, é um resumo do passado e uma reprodução do presente.

Sabendo da importância que há em compreender e interpretar uma bandeira, o Estudo Prático foi em busca da história da bandeira da nação mais importante do mundo: os Estados Unidos. A pesquisa também contempla a significação dos elementos que a compõe e outras características que circundam o símbolo mais poderoso estadunidense.

História e composição da bandeira do EUA

A bandeira atual dos Estados Unidos é composta por seis listras brancas e sete vermelhas, no seu canto superior há uma quadro azul com 50 estrelas brancas. Todavia, nem sempre foi dessa maneira. O primeiro símbolo máximo dos EUA, tinha no lugar das estrelas a bandeira da Inglaterra, sendo considerada, por muitos historiadores, a primeira versão como sendo a bandeira oficial dos estadunidenses.

Pouco tempo depois, passado mais de um ano e seis meses, e levando em consideração a luta dos Estados Unidos contra a Inglaterra, esta bandeira enaltecendo os ingleses caiu e deu lugar a outra que possuía 13 estrelas. Essa mudança foi proposta no dia 14 de Junho de 1777 e servia para representar as 10 colônias que eram contra o domínio dos ingleses. Há indícios históricos que a norte-americana Betsy Ross tenha sido a costureira dessa segunda versão da bandeira.

Significado da bandeira dos Estados Unidos

Foto: Pixabay

O emblema dos Estados Unidos existe desde 4 de julho de 1960, quando houve a última mudança, isto é, quando ocorreu a inclusão de uma estrela representando o Havaí. Composta com as 13 listas, o quadro azul e as 50 estrelas brancas. Um fato curioso, é que a partir de 1777 a bandeira foi ganhando estrelas em sua composição sempre que ocorria a inclusão de outros estados. Assim, desde dessa versão até o novo modelo atual, a bandeira estadunidense já sofreu 26 mudanças.

Significado das cores e dos símbolos do estandarte estadunidense

Como já mencionado, na bandeira dos Estados Unidos existem três cores, e, cada uma delas, possui um significado com relação ao passado dos país. O vermelho simboliza a resistência e o valor, o branco representa a pureza, enquanto que a cor azul expressa a justiça e a perseverança. Além disso, há uma simbologia em outros dois elementos que a compõem, como:

  • 50 Estrelas: Representa a quantidade de estados que fazem parte do país;
  • 13 listas: Faz referência às colônias responsáveis pelo surgimento dos Estados Unidos;

Outros nomes que denominam a bandeira do EUA

Existem nomes que podem ser usados quando se tratar da bandeira dos Estados Unidos, são eles: The Stars and Stripes (As estrelas e as faixas) ou Old Glory (Glória antiga). A primeira denominação, obviamente, faz referência aos elementos que compõe o símbolo máximo do país. Já a segunda, muito utilizada principalmente entre 1912 e 1959, se refere a um passado de lutas e vitórias. Nessa época, a bandeira possuía apenas 48 estrelas.

Os Estados Unidos também possui um dia no qual é celebrada a bandeira, chamado de Flag Day. Ele ocorre em 14 de junho, data que marca a última alteração da bandeira oficial dos norte-americanos.


Reportar erro