Significado das cores da bandeira da Jamaica

A Jamaica não carrega apenas símbolos mundiais como Bob Marley ou Usain Bolt; ela carrega uma história de superação


A Jamaica não carrega apenas símbolos mundiais como o cantor Bob Marley ou o atleta e medalhista olímpico Usain Bolt; o país também leva uma história de superação e fé nos traços e cores de sua bandeira.

A Jamaica é um país localizado na América do Norte.

Com cerca de 3 milhões de habitantes, o local é o terceiro país (anglofôno, ou que fala inglês) mais populoso da América, perdendo apenas para os Estados Unidos e Canadá.

Bandeira da Jamaica

significado-das-cores-da-bandeira-da-jamaica

Foto: Pixabay

A bandeira da Jamaica é composta pelas cores amarelo, preto e verde e cada uma dessas colorações e desenhos possuem um significado diferente.

Os jamaicanos escolheram como tema para bandeira a frase: “Dificuldades existem, mas a terra é verde o sol brilha”, sendo representado, principalmente em suas cores.

Os triângulos pretos remetem aos habitantes do país. Ela também simboliza a força que o povo jamaicano possui, já que com sua invejável capacidade de lutar e superar desafios, conseguiram vencer a escravidão e se tornaram uma colônia independente da Grã-Bretanha em 6 de agosto de 1962.

Suas duas listras formam um “x” em cor amarelo ou dourado. Elas se cruzam e simbolizam o sol jamaicano. O astro é um grande símbolo de paz e esperança para o povo jamaicano.

A cor verde representa as riquezas naturais e agrícolas presentes na Jamaica.

Relação com a bandeira da Grã-Bretanha

A Jamaica antes era uma colônia que dependia da Grã-Bretanha. No dia da independência do país, houve uma eleição para escolher qual seria a bandeira da Jamaica.

Oficializou-se que um dos desenhos da bandeira seria a cruz do outro, remetendo à cruz de Santo André, na Escócia e a de São Patrício na Irlanda.

Ambos países fazem parte da Grã-Bretanha. Os povos da Irlanda e Escócia são parte integrante das raízes do povo como colonizadores.


Reportar erro