Significado das cores e símbolos da bandeira de Honduras

Tanto as cores, disposição das faixas e os símbolos desta bandeira são reflexos de aspectos geográficos do país e de momentos que marcam sua história


Com uma população que chega a 8,2 milhões de habitantes, Honduras é o quinto país mais populoso da América Central. Também chamado de República das Honduras, esta nação não possui muitos recursos e é uma das menos desenvolvidas nesta parcela do continente.

Por estas razões, a população estabelece uma economia voltada para dois principais serviços, o comércio e a agricultura, sendo esta última atividade a que mais emprega a população, isto é, ofertando renda para mais de dois terços dos hondurenhos.

Contudo, não foi nenhuma destas características que influenciou a construção ideológica da  bandeira de Honduras. Tanto as cores, disposição das faixas e os símbolos são reflexos de aspectos geográficos do país ou de momentos que marcam a história desta nação.

Significado das cores e símbolos da bandeira de Honduras

Foto: depositphotos

O simbolismo da bandeira de Honduras

A bandeira deste país é dividia em três linhas horizontais de mesmo tamanho e no meio há o desenho de cinco estrelas, onde cada uma possui cinco pontas. Só existem duas cores na bandeira, o azul e o branco. A proporção do símbolo de maior importância no país é de 1:2 e a oficialização dela foi feita em 9 de janeiro de 1866.

Existem duas faixas azuis que ficam nas extremidades da bandeira e elas representam o Oceano Pacífico e o Mar do Caribe, que estão presentes geograficamente ao redor do território de Honduras.

Por esta mesma razão, há a linha branca no meio do símbolo, indicando a presença das terras que pertencem ao país.

Já as estrelas de cor azul que compõem o centro da bandeira representam cinco nações do antigo país chamado de Estados Unidos da América Central. Eram elas: El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Honduras e Guatemala. O simbolismo destas estrelas reafirmam a vontade do país em rever as nações unidas novamente.

Brasão de Honduras

O Brasão de Armas de Honduras não está presente na bandeira, mas é um símbolo de extrema importância para a historicidade na nação e de seu povo. Aceito em 1825, só passou por modificações em 1935.

Após a mudança, ele ganhou um texto que diz “República de Honduras livre soberano e independente” e ainda elementos que lembram as riquezas naturais do país.


Reportar erro