Significado e história da bandeira da Bielorrússia‎

Com as mudanças políticas, vieram também novas formas de enxergar o país. Ideologias essas que ficaram evidentes nas bandeiras que adotou


A Bielorrússia é um dos países que compõe a Europa e é considerada por muitos historiadores como um “museu vivo” que representa a historicidade da antiga União Soviética.

Também chamada de Rússia Branca, significado do seu próprio nome, esta nação vive em um regime presidencialista, regendo mais de 9 milhões de habitantes distribuídos nos mais de 200 mil quilômetros quadrados.

Conforme os anos foram passando, a estrutura política do país foi sendo adaptada. Com as mudanças, porém, vieram também novas formas de enxergar o país o que ficou evidentes nas várias bandeiras que representavam simbolicamente o povo bielo-russo.

Significado e história da bandeira da Bielorrússia‎

Foto: depositphotos

Portanto, quem pretende entender a história desta nação, basta compreender os significados da atual bandeira e saber qual foi a trajetória deste símbolo.

Bandeira da Bielorrússia: história e significado

A primeira bandeira da Bielorrússia surgiu em 1919 e era composta por uma pano branco marcado com uma faixa vermelha no meio. De acordo com os historiadores, o emblema fazia referência ao nome do país (parte branca) e com o escudo utilizado pelas Forças Armadas daquela época (parte vermelha).

Porém, quando surgiu a República Socialista Soviética da Bielorrússia a bandeira teve uma radical mudança, pois a disposição das cores iniciais foram alteradas e outras peças e cores foram adicionadas.

Surge então a bandeira retangular que tinha as seguintes características: dois terços pintados de vermelho na parte superior, outra parte de verde, do lado o desenho de padrão decorativo bielo-russo, e no canto superior da parte vermelha a foice, o martelo e a estrela. Este último símbolo faz referência ao sistema socialista.

Já em junho de 1995, esta bandeira foi substituída pela atual, que é bem semelhante. A diferença entre elas é exatamente a exclusão do símbolo do socialismo, tendo em vista que a URSS da Bielorrússia teria caído.

O significado das cores e do desenho ao lado continuam os mesmos e são: o vermelho representa o passado glorioso do povo deste país, o verde é uma referência aos bosques e a esperança no futuro que a nação possui, já o padrão decorativo reflete a cultura e a unidade dos bielo-russos.


Reportar erro