Significado e história da bandeira da Guiana

A bandeira da Guiana foi aprovada no mesmo dia da declaração de sua independência. Conheça o significado da “ponta da flecha dourada”


A bandeira é um símbolo visual que representa um Estado soberano, identificando-o perante outros. A partir das cores e traços presentes em uma bandeira, é possível conhecer a história de conquistas e lutas de um país.

A bandeira da Guiana é, ao lado do Hino nacional e do Brasão de armas, um dos símbolos oficiais do país. Conhecida como “a ponta da flecha dourada” e projetada pelo estadunidense Whitney Smith, a bandeira nacional da Guiana foi aprovada em 26 de maio de 1966.

Breve história da Guiana

Antes de vermos qual é o significado da bandeira da Guiana, vamos conhecer um pouco da história do país. De nome oficial República Cooperativa da Guyana, anteriormente conhecida pelo seu nome colonial Guiana Inglesa, a Guiana é um país localizado no norte da América do Sul, tendo Georgetown como a sua capital.

Significado e história da bandeira da Guiana

Foto: depositphotos

A Guiana foi colônia neerlandesa e, posteriormente, britânica. A sua independência do Reino Unido data de 26 de maio de 1966, mantendo Isabel II como chefe de Estado. Tornou-se uma república em 23 de fevereiro de 1970.

Culturalmente, a Guiana é parte do Caribe anglófono e é a única nação sul-americana a ter o inglês como idioma oficial.

O território foi explorado por navegantes espanhóis a partir de 1499, e colonizado no século XVII por neerlandeses da Companhia das Índias Ocidentais. No ano de 1814, a Holanda cedeu a região aos ingleses.

A história do país caracterizou-se por tensões étnicas e ineficácia governamental. A economia do país baseia-se no setor primário. A mineração também é uma atividade muito importante para a economia da Guiana; já o setor industrial é pouco desenvolvido.

Qual é o significado da bandeira da Guiana?

Conhecida como “a ponta da flecha dourada”, a bandeira da Guiana foi aprovada no mesmo dia da declaração de sua independência. Foi desenhada pelo estadunidense Whitney Smith, conhecido pelos seus estudos concentrados no simbolismo das bandeiras.

O desenho original da “ponta da flecha dourada” não incluía as bordas preta e branca, posteriormente incorporadas pelo Colégio Heráldico do Reino Unido.

A bandeira da Guiana apresenta as cores verde, vermelho, amarelo, preto e branco, e está dividida nos seguintes significados:

Verde

O verde da “ponta da flecha dourada” representa a natureza agrícola e florestal da Guiana.

Vermelho

O vermelho da bandeira simboliza a natureza zelosa e a dinâmica estrutura nacional da jovem nação.

Amarelo

O amarelo (ouro) da bandeira representa a riqueza mineral da Guiana.

Preto

O preto da “ponta da flecha dourada” simboliza a capacidade de resistência do povo guianense.

Branco

O branco da bandeira representa os rios e a água.


Reportar erro