Significado e história da bandeira do Canadá

A primeira aparição oficial da bandeira canadense foi em 15 de fevereiro de 1965. Conheça o significado da “bandeira da folha de bordo”


A bandeira nacional do Canadá, também conhecida como a “bandeira da folha de bordo” ou “a folheada”, foi adotada em 15 de fevereiro de 1965. Inspirada na bandeira da Escola Real Militar do Canadá, a folha de bordo foi criada pelo historiador canadense George Stanley com a colaboração do advogado e político John Matheson.

Assim como ocorre no Brasil, a bandeira canadense também é hasteada a meio mastro em momentos tristes da nação.

Breve histórico

Em 1964, o primeiro-ministro Lester B. Pearson formou um comitê para decidir sobre a bandeira do país. Das duas opções apresentadas, o desenho da folha de bordo de George Stanley foi escolhido para substituir o Estandarte Vermelho Canadense.

significado-e-historia-da-bandeira-do-canada

Foto: Pixabay

 

A primeira aparição oficial da bandeira foi em 15 de fevereiro de 1965, data em que atualmente é celebrado o Dia da Bandeira Nacional. A bandeira também foi criada para celebrar o centenário do Canadá, que ocorreria em 1º de julho de 1967.

Já a antiga bandeira do Canadá deu origem às atuais bandeiras de Ontário e de Manitoba, que mudaram suas bandeiras em 1967. Os governos destas províncias não aceitaram a nova bandeira nacional e, por isso, mudaram suas bandeiras como uma forma de protesto.

Antes da “bandeira da folha de bordo”, o Canadá usou outras bandeiras como símbolo do país, incluindo a bandeira da Inglaterra.

E qual é o significado da bandeira do Canadá?

A bandeira do Canadá apresenta a proporção de 1:2, sendo composta por um retângulo vermelho com um quadrado branco no centro. Aparecem duas faixas vermelhas verticais nas laterais; e, dentro do quadrado branco, no centro, há uma folha de bordo na cor vermelha, que possui onze pontas.

As cores vermelho e branco são as cores nacionais do Canadá desde 1921, quando foram proclamadas pelo Rei George V sob a recomendação do governo canadense.

A folha central já era usada como emblema canadense pelos povos indígenas, desde 1700, e foi proposta como símbolo do país por várias vezes até tornar-se oficial e aparecer na bandeira.

A bandeira do Canadá está dividida nos seguintes significados:

A folha de bordo (Maple)

A folha de bordo é considerada um símbolo do Canadá, pois a árvore é muito comum no território canadense. Durante o outono, as folhas da árvore ficam vermelhas, deixando-a ainda mais deslumbrante.

Quadrado branco

O quadrado branco central representa o território canadense.

Faixas laterais vermelhas

As bordas laterais vermelhas foram inspiradas na bandeira do Quartel Militar “Commandant’s Royal Millitary College”, com a explicação de que a disposição das cores pode ser vista à distância.

Essas faixas laterais vermelhas representam os dois oceanos que banham o território canadense: Oceano Pacífico, na costa oeste; e Oceano Atlântico, na costa leste.


Reportar erro