Sistema ABO

O sistema ABO confere as classificações do sangue humano nos quatro tipos existentes, que são: A, B, AB e O


O sistema ABO se refere as classificações do sangue humano nos quatro tipos existentes, que são: A, B, AB e “O”. O mesmo é o de maior importância na prática transfusional por ser o mais antigênico, ou seja, por ter maior capacidade de provocar a produção de anticorpos, seguido pelo sistema Rh.

Enquanto o fator Rh é um de antígenos, o qual determina se o sangue possui o Rh positivo ou negativo. Existem vários grupos sanguíneos herdados independentemente entre si. Entre eles, podemos citar os sistemas ABO, Rh, MNS, Kell, Lewis etc. Neste artigo, vamos tratar do sistema ABO.

Grupos sanguíneos

Os antígenos deste sistema estão presentes na maioria dos tecidos do organismo. Fazem parte deste sistema três genes: A, B e O, podendo qualquer um dos três ocular o loco ABO em cada elemento do par de cromossomos responsáveis por este sistema.

Sistema ABO

Foto: Pixabay

Os genes ABO não codificam diretamente seus antígenos específicos, mas enzimas que tem a função de transportar açúcares específicos, para uma substância precursora produzindo os antígenos ABO.

Uma pessoa pertencente ao grupo AB é possuidor de um gene A e de um gene B, tendo sido um gene herdado da mãe e o outro do pai. Este gene possui nos seus glóbulos vermelhos os antígenos A e B, seu genótipo é AB.

Já no caso do grupo “O”, o indivíduo teria herdado do pai e da mãe o mesmo gene “O”. O gene “O” é amorfo, isto é, não produz antígeno perceptível, suas células são reconhecidas pela ausência de antígeno A ou B.

Quando o gene “O” é herdado ao lado de A, apenas o gene A se manifesta, e se é herdado ao lado do gene B, apenas este se manifesta.

Classificação sanguínea

Para se classificar o sangue, primeiro é preciso realização de dois tipos de testes:

  • Identificação da presença de antígenos nos eritrócitos, usando compostos de anticorpos conhecidos (anti-A, anti-B). É conhecida como tipagem direta.
  • Identificação da presença de anticorpos no soro/plasma usando reativos compostos de antígenos conhecidos (hemácias A e hemácias B). Esta é a classificação ou tipagem reversa.

Conforme o quadro abaixo verificamos a classificação ou tipagem:

Grupo Sanguíneo Soro de Tipagem
Anti – AAnti – B

Hemácias de Tipagem

A B

Antígeno Anticorpo
A + Anti – B
B + + Anti – A
AB + + Ausente
O + Anti – A e Anti – B

As transfusões podem ser:

  • Isogrupo: quando o doador e receptor são do mesmo grupo ABO;
  • Heterogrupo: doador e receptor são de grupo sanguíneo diferente;

Transfusões sanguíneas

  • Tipo A: são aquelas que apresentam somente o aglutinogênio A;
  • Tipo B: são aquelas que apresentam somente o aglutinogênio B;
  • Tipo AB: são aquelas que apresentam os dois aglutinogênios A e B;
  • Topo O: são aquelas que não apresentam nenhum aglutinogênio.

Reportar erro