Sistema circulatório

Formado por um meio líquido – sangue –, um órgão impulsionador – coração – e um conjunto de vasos sanguíneos responsáveis por transportar o…


Formado por um meio líquido – sangue –, um órgão impulsionador – coração – e um conjunto de vasos sanguíneos responsáveis por transportar o sangue por todo o corpo, o sistema circulatório faz parte do corpo humano e tem funções indispensáveis. Por meio do sistema circulatório, são transportados os nutrientes para as células do organismo, assim como a partir delas. Com isso, é possível defender o corpo contra doenças, controlar a temperatura corporal, estabilizar o pH e manter a homeostase. Além disso, o sistema faz a comunicação entre os diversos tecidos do corpo humano. Abaixo, conheça os três componentes do sistema sanguíneo.

Sistema circulatório

Foto: Reprodução

Sangue

Composto por uma parte líquida, que é denominada plasma, e vários tipos de células ou fragmentos delas, o sangue é a substância transportada pelo sistema circulatório. O plasma contém diversos tipos de substâncias orgânicas e inorgânicas, e é responsável por transportar nutrientes e outras substâncias por todo o corpo. Além disso, contém proteínas que são indispensáveis para a coagulação do sangue em caso de ferimentos. Confira abaixo os três tipos de células sanguíneas.

  • Os glóbulos vermelhos têm formato de disco, e não possuem núcleo. A hemoglobina, presente em seu citoplasma, é uma proteína que transporta o gás oxigênio obtido nos pulmões, liberando-o nos tecidos.
  • Já os glóbulos brancos são aqueles capazes de eliminar microrganismos patógenos, sendo, dessa forma, responsáveis pela defesa contra as infecções.
  • Por último, temos as plaquetas, que são fragmentos de células especializadas que participam da coagulação sanguínea.

Vasos sanguíneos

Divididos em três tipos, cada um dos vasos sanguíneos tem funções distintas. As artérias possuem paredes grossas e elásticas, e são capazes de suportar a pressão do sangue expulso pelo coração. Por isso, são responsáveis por carregar o sangue do coração para os tecidos. As veias, por sua vez, possuem paredes mais finas e válvulas em seu interior, evitando que o sangue retorne na direção contrária, pois essas são responsáveis por conduzir o sangue de volta ao coração. Além desses, temos os vasos capilares, que são responsáveis por fazer a comunicação entre as artérias e as veias.  Por meio deles, saem gás oxigênio e nutrientes para as células.

Coração

Localizado no interior da caixa torácica e entre os dois pulmões, o coração é um órgão musculoso que conta com quatro cavidades, dois átrios e dois ventrículos. Os átrios são receptores do sangue das veias cavas e pulmonares, já os ventrículos enviam o sangue por meio das artérias aorta e pulmonares. O movimento do coração, para bombear o sangue, se dá por meio das cavidades, que ao relaxar, permitem a entrada do sangue, e ao se contrair, o impulsionam. A contração é chamada de sístole, e o relaxamento diástole. O sangue oxigenado é bombeado, por meio do coração, para o corpo, e o sangue desoxigenado é enviado também por meio do coração para os pulmões.

Circulação sanguínea

A circulação, nas pessoas, é dupla e completa, ou seja, o sangue oxigenado não se mistura com o pobre em gás oxigênio. A circulação pulmonar é a responsável pela oxigenação do sangue, que chega pobre ao átrio direito, em seguida ao ventrículo direito e é enviado aos pulmões. Já a circulação sistêmica é responsável por transmitir o sangue oxigenado do pulmão ao átrio esquerdo, em seguida ao ventrículo esquerdo que se contrai, espalhando o sangue por todo o corpo.


Reportar erro