Sistema imunológico

O nosso corpo possui uma proteção natural contra os micro-organismos invasores como as bactérias e vírus, essa proteção vem do sistema imunológico, também conhecido…


O nosso corpo possui uma proteção natural contra os micro-organismos invasores como as bactérias e vírus, essa proteção vem do sistema imunológico, também conhecido como sistema imune. De acordo com cada tipo de micro-organismo o corpo reage de uma forma diferente para combate-lo. Veja agora um pouco mais sobre o sistema imunológico e como ocorre esse processo.

Sistema imunológico

Foto: Reprodução

Definição

O sistema imunológico, também conhecido como sistema imune ou imunitário é muito importante e eficaz no combate a micro-organismos invasores, como bactérias, fungos, vírus ou protozoários, e também no combate a agentes nocivos, como substâncias tóxicas.

As substâncias que são estranhas ao nosso corpo geralmente são chamadas de antígeno. Esses antígenos são combatidos por substâncias que são produzidas pelo sistema imunológico, estas recebem o nome de anticorpos e são de natureza proteica, sua função é reagir de forma bem específica com os antígenos. Quando o nosso sistema imunológico não consegue combater os invasores de forma eficaz, o corpo pode reagir com doenças, infecções ou alergias.

A organização das células

A células do sistema imunológico são muito bem organizadas. Cada tipo de célula age de acordo com a sua função. Algumas delas têm a função de receber ou de enviar mensagens de ataque, ou mensagens de inibição, outras apresentam o “inimigo” às células do sistema imunológicos, há aquelas que só atacam para matar, outras que constroem substâncias que neutralizam os “inimigos” ou neutralizam as substâncias que são liberadas por eles.

Além de proteger nosso corpo desses “inimigos”, o sistema imunológico também é responsável pela retirada de células mortas, pela renovação de determinadas estruturas, pela rejeição de enxertos entre outras coisas.

Os linfócitos e os macrófagos

As células que fazem parte desse sistema pertencem a dois grupos principais, são eles os linfócitos e os macrófagos. Veja agora as principais células e suas funções:

  • Os macrófagos – são muito importantes na regulação da resposta imune. Possuem a função de detectar e fagocitar os micro-organismos invasores, células mortas e outros tipos de resíduos. São as primeiras células a perceber que há invasores no corpo.
  • Os linfócitos – essas células estão presentes em nosso sangue, e podem ser classificadas em três tipos principais:

– Linfócitos B – são responsáveis pela produção de anticorpos, quando maduros e ativos. Nesta fase são chamados de plasmócitos.

– Linfócitos T auxiliadores (CD4) – são responsáveis por comandar a defesa do organismo.

– Linfócitos T matadores (CD8) – são responsáveis pela destruição de células anormais, infectadas ou estranhas ao organismo.

Órgãos imunitários primários

O sistema imunológico é composto por dois grupos de órgãos, os órgãos imunitários primários e os secundários. Os primários são assim chamados pois são os principais locais onde os linfócitos se formam e amadurecem. Existem dois órgãos primários:

  • Medula óssea – além de produzir células sanguíneas e plaquetas, a medula produz linfócitos B e linfócitos matadores.
  • Timo – é responsável pela produção dos linfócitos T maduros.

Órgãos imunitários secundários

Os órgãos secundários são aqueles que atuam no sistema imunológico após a produção e amadurecimento dos linfócitos. Veja quais são os cinco órgãos que fazem parte desse grupo:

  • Linfonodos
  • Tonsilas
  • Baço
  • Adenoides
  • Apêndice cecal

Reportar erro