Sistema Nervoso

O sistema nervoso é o responsável pela maioria das funções de controle do organismo, ele coordena e regula as atividades corporais. Este sistema é…


O sistema nervoso é o responsável pela maioria das funções de controle do organismo, ele coordena e regula as atividades corporais. Este sistema é dividido em Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP). A unidade estrutural e funcional é o neurônio. Ele apresenta três funções básicas: sensitiva (os nervos sensitivos captam informações dos meios interno e externo do corpo e as levam ao Sistema Nervoso Central), integradora (a informação sensitiva que foi levada ao Sistema Nervoso Central é processada ou interpretada) e motora (os nervos motores conduzem a informação do Sistema Nervoso Central).

Sistema Nervoso

Foto: Reprodução

Neurônios

Os neurônios comunicam-se entre si ou com outras células efetuadoras através de sinapses (pontos de contato entre neurônios), e, através deles, os impulsos nervosos se propagam. O neurônio é formado por dendrito, corpo celular e axônio. A transmissão dos impulsos nervosos ocorre no sentido do dendrito ao axônio. O neurônio tem a função básica de receber, processar e enviar informações. São três os tipos: sensitivo, motor e interneurônio.

Sistema Nervoso Central

Confira a seguir os principais componentes do Sistema Nervoso Central:

  • Medula espinhal – A medula espinhal é uma massa de tecido nervoso situado dentro do canal vertebral. É o centro dos arcos reflexos e é organizada em segmentos (região cervical, lombar, sacral, caudal, raiz dorsal e ventral). É uma estrutura subordinada ao cérebro, mas pode agir independente dele.
  • Cérebro – Está relacionado com a maioria das funções do organismo, como a recepção de informações visuais e movimentos do corpo. O cérebro é protegido pelas meninges pia-máter, dura-máter e aracnoide.
  • Bulbo – Sua função é relacionada à respiração, aos reflexos cardiovasculares e transmissão de informações sensoriais e motoras.
  • Cerebelo – Situado dorsalmente ao bulbo e à ponte, é responsável pelo controle motor, e pesquisas recentes sugerem que a principal função do cerebelo seja a coordenação sensorial. Difere do cérebro por funcionar sempre em nível involuntário e inconsciente.
  • Ponte – Transmissão das informações da medula e do bulbo até o córtex cerebral e conecta-se com centros hierarquicamente superiores.

Sistema Nervoso Periférico

O Sistema Nervoso Periférico é dividido em voluntário e autônomo:

  • Sistema Nervoso Voluntário – É relacionado aos movimentos voluntários, mas pode haver movimentos involuntários. A informação do Sistema Nervoso Central é levada pelos neurônios aos músculos esqueléticos, estimulando-os diretamente.
  • Sistema Nervoso Autônomo – É relacionado aos movimentos involuntários dos músculos como os não-estriado e estriado cardíaco, sistema endócrino e respiratório. É dividido em simpático e parassimpático. Estes exercem função antagônica sobre o outro e são controlados pelo Sistema Nervoso Central, principalmente pelo hipotálamo.

Reportar erro