Sisutec: o que é e como funciona o programa?

O Sisutec oferece vagas gratuitas em cursos técnicos para candidatos que participaram do Enem. Saiba como funciona este programa


O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC) em agosto de 2013. Por meio deste programa, as instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos para candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O objetivo da criação do programa é tornar mais acessível o ingresso nos cursos técnicos e de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O processo

Com inscrição gratuita e que deve ser feita pela Internet, o processo seletivo do Sisutec é realizado duas vezes ao ano, no início de cada semestre letivo. A inscrição do programa é permitida aos estudantes que concluíram o Ensino Médio e fizeram a edição anterior do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com nota diferente de zero na redação. O sistema informatizado utiliza o desempenho no exame nacional como critério de seleção para as vagas disponíveis em instituições de educação superior e escolas técnicas particulares; institutos federais de educação, ciência e tecnologia; escolas técnicas vinculadas a universidades federais e entidades do sistema S.

O programa apenas permite a participação de instituições de ensino que tenham indicadores positivos no MEC.

Imagem do site do Sisutec

Foto: Reprodução/ Portal do Sisutec

Em meio ao período de inscrição, o candidato deve efetuar a escolha, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelos estabelecimentos de ensino participantes do Sisutec. Ao todo, duas chamadas são realizadas, sendo que os selecionados na primeira convocação no curso de preferência deixam de concorrer às vagas, mesmo que não tenham se matriculado no curso. Os candidatos que foram classificados para o curso de segunda opção na primeira chamada continuam na disputa por uma vaga no curso preferencial, desde que não tenham realizado a matrícula no curso.

O candidato também deve selecionar se deseja concorrer às vagas destinadas aos estudantes que cursaram o ensino médio completo em escola de rede pública ou em escola particular na condição de bolsista integral; ou às vagas reservadas para pretos, pardos e indígenas que cursaram o ensino médio completo em escola pública ou em escola particular com bolsa integral. No decorrer do período de inscrição, é permitido que o candidato modifique as suas opções, sendo a será validada a última inscrição confirmada.

A seleção

Ao término do período de inscrição, o sistema seleciona os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas obtidas nas provas do Enem. São selecionados os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisutec em cada curso.

São realizadas duas chamadas sucessivas e, em cada uma delas, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição de ensino. Após as duas chamadas sucessivas, é aberto o prazo para inscrição nas possíveis vagas remanescentes nos cursos das instituições de ensino.


Reportar erro