A sociedade feudal

Feudalismo foi uma época marcante da idade média. A história conta como funcionavam os feudos e como agiam os servos em relação aos senhores. Saiba mais!


O feudalismo, que existiu no século V, teve início a partir da invasão germânica no Império Romano.

Como estrutura feudal, havia o suserano e a vassalagem. Suserano era, basicamente, o senhor feudal que disponibilizava os lotes de terra para os vassalos, trabalhadores rurais que eram obrigados a apresentar respeito e fidelidade ao suserano em troca de abrigo, alimento e um lugar no sistema de produção da época, sendo totalmente submisso e dependente da suserania. Este tipo de sistema era muito comum na época, sendo o Senhor Feudal mais poderoso o próprio Rei. A economia local girava ao redor dos feudos: quem mais possuía terras, mais rico e cheio de benefícios era considerado. A vassalagem existia em várias regiões diferentes, servindo a diversos Senhores e, embora sejam confundidos com escravos, os mesmos possuíam alguns direitos e eram protegidos por seus “patrões”.

A sociedade feudal

Imagem: Reprodução

A condição de Servo Feudal era irreversível, sendo passada de forma hierárquica: aquele que nasceu Servo, nunca seria Senhor. E quem nasceu Senhor, nunca seria Servo. A classe social atravessava gerações.

Classes da época

A nobreza feudal era caracterizada por senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes e membros do clero. A outra camada da sociedade feudal era composta pelos camponeses e pequenos artesões. Os servos tinham algumas obrigações como a corveia, talha e banalidade.

  • Corveia: Tinham como obrigação trabalhar de três a quatro dias nas terras do Senhor Feudal.
  • Talha: Tinham como obrigação dar metade de sua produção para o Senhor Feudal, como “pagamento” pela segurança do feudo.
  • Banalidade: Tinham como obrigação pagar taxas referentes à utilização dos fornos e moinho do Senhor Feudal.

Apenas os filhos dos Senhores poderosos tinham direito à educação, enquanto a parte menos privilegiada não tinha nenhum acesso à livros e era completamente analfabeta.

Senhores Feudais: Sempre querendo mais

Uma das principais maneiras de se obter mais riqueza através da possessão de terras era por meio de guerras. Soldados treinados e fieis lutaram em prol do benefício do Senhor Feudal. As residências dos ricos e poderosos eram construídas já pensando nessa possibilidade, sendo consideradas verdadeiras fortalezas, castelos impenetráveis.

O feudalismo chegando ao fim

Não há uma data certa que marque o fim desta época da história. Relata-se que o feudalismo começou a entrar em crise a partir da entrada do capitalismo na Europa, na idade média. Assim, o comércio começou a tomar força, diminuindo a necessidade da existência dos feudos. Aos poucos, o sistema foi se esvaindo e outra etapa da história se deu início.


Reportar erro