Substantivos incontáveis em inglês

Algumas coisas, segundo os falantes da língua inglesa, não podem ser contadas de forma direta e, por isso, devem ser categorizados como uncount nouns,…


Algumas coisas, segundo os falantes da língua inglesa, não podem ser contadas de forma direta e, por isso, devem ser categorizados como uncount nouns, ou seja, substantivos incontáveis.

Quando falamos nesses substantivos, estamos nos referindo a substâncias, qualidades, sentimentos, atividades ou ideias abstratas. Esses apresentam-se com apenas uma forma, sem ter seu plural. Mas atenção: alguns nomes que são incontáveis em uma língua podem não ser em outra, portanto é preciso estudar de forma mais específica.

Por exemplo, quando falamos em música, para o português é algo contável: uma música, duas músicas… Mas no inglês, esse contexto de música (uma obra musical) é traduzido por song, e music é incontável, pois refere-se à música como um todo.

Ao contrário do que acontece com os substantivos contáveis, não podemos adicionar um número antes dos substantivos incontáveis para especificar a ideia de plural. Mas como falar de mais café, por exemplo? Devemos usar unidades de medida.

Unidades de medida / units of measurement

  • Bushel / bushels: alqueire/ alqueires. Por exemplo: Four bushels of corn (quatro alqueires de milho).
  • Cup / cups: xícara / xícaras. Por exemplo: Six cups of coffee (seis xícaras de café).
  • Head / heads : cabeça / cabeças. Por exemplo: Twenty heads of cattle (vinte cabeças de gado).
  • Liter or litre / liters or litres: litro / litros. Por exemplo: Two liters of water (dois litros de água).

Essas unidades de medida devem ser usadas por serem cumulativas. Por exemplo, quando você pega uma xícara de leite (a cup of milk) e coloca em um recipiente com mais uma xícara de leite, ela terá mais leite, mas a unidade será diferente, tendo o acúmulo: tudo é leite. Você não vai falar “dois leites”, mas sim usar uma medida, como no caso “two cups of milk”.

Substantivos incontáveis em inglês

Foto: Reprodução

Lista de substantivos incontáveis:

Líquidos

Blood (sangue), juice (suco), water (água), milk (leite), entre outros.

Pós

Salt (sal), sand (areia), sugar (açúcar), entre outros.

Alimentos

Bread (pão), corn (milho), food (comida), meat (carne), rice (arroz), entre outros.

Substantivos abstratos

Advice (conselho), information (informação), knowledge (conhecimento), luck (sorte), wisdom (sabedoria), entre outros.

Outros

Air (ar), garbage (lixo), graffiti (grafite, referente à arte), homework (lição de casa), housework (trabalho caseiro), luggage (mala), mathematics (matemática), money (dinheiro), music (música), pollution (poluição), soap (sabão), trash (lixo), travel (viagem), work (trabalho), entre outros.

Características

Por não serem contáveis, os substantivos incontáveis não devem ser nunca acompanhados por artigos indefinidos a / na, e não se podem usar números. Por exemplo, é errado dizer “a water” ou ainda “one water”.

Exemplo:

Diana bought a hat (hat é contável), some shoes (sapato é incontável) and some perfume (perfume também é incontável).”

O verbo com o qual os uncountable nouns concorda também deve estar sempre no singular.

Antes dos substantivos incontáveis, podem ser usados alguns artigos e pronomes, como the, some, any, a lot of e much, mas ao contrário dos contáveis, o many não deve ser usado.

Por exemplo, você pode dizer:

I need some water” (Preciso de água)

Would you like some cheese?” ou “Would you like a piece of cheese?” (Gostaria de um queijo / um pedaço de queijo?).


Reportar erro