Sustentabilidade nas escolas 

Sustentabilidade é um assunto em alta nos dias atuais, uma vez que vivemos em um mundo de recursos naturais cada vez mais escassos


Sustentabilidade é um tema tão importante que deve ser ensinado em todos os lugares e o mais cedo possível. Nada melhor para as nossas crianças do que terem em casa exemplos práticos de sustentabilidade. Porém, a escola também pode adotar iniciativas sustentáveis e ensinar aos pequenos que precisamos urgentemente cuidar do nosso planeta e da nossa sobrevivência por aqui.

Alguns centros educacionais já estão fazendo a sua parte e tomando iniciativas sustentáveis incríveis! Conheça alguns exemplos citados em sites especializados em sustentabilidade escolar.

1. Folhas velhas que viram cadernos novos

Segundo o site ‘Cultura Ambiental nas Escolas’, em Minas Gerais, na cidade de Nova Contagem fica a escola municipal Professora Ana Guedes Vieira, um exemplo em sustentabilidade. No espaço, alunos e professores pegam as folhas velhas de cadernos que não estão sendo mais usados e reciclam. Do processo de reciclagem, surgem novas folhas que são encadernadas e distribuídas para os alunos mais pobres da instituição.

Sustentabilidade nas escolas

Foto: Reprodução/ internet

2. Horta para a merenda

Na cidade de Pirenópolis no estado de Goiás, fica a Escola Estadual Comendador Joaquim Alves. De acordo com o artigo do site ‘Cultura Ambiental nas Escolas’, os educadores e estudantes em parceria com institutos da cidade, criaram uma horta onde verduras e frutas são cultivadas e consumidas pelos próprios alunos, docentes e funcionários.

Aproveitando o clima que a horta trouxe ao espaço, os professores decidiram plantar mais árvores e criaram também uma praça feita com banquinhos de terra prensada.

3. Energia reduzida em 74%

O Colégio Positivo Internacional localizado em Curitiba, no Paraná, conseguiu reduzir em 74% o consumo de energia, se comparado a escolas do mesmo porte. A informação é do site especialista ‘Sustentarqui’. O centro educativo diminuiu também o consumo de água potável em 45%. Isso tudo graças à projeção do prédio que foi toda baseada nos princípios da sustentabilidade.

4. Construção zero de impacto

Esse mesmo site ‘Sustentarqui’ cita uma escola que fica bem longe do Brasil. É a Green School localizada em Bali, na Indonésia. A escola é feita toda com materiais naturais da região. Por isso que ela é considerada a mais verde do mundo. Vale lembrar que no plano de ensino estão incluídas aulas sobre ecologia e sustentabilidade.

5. Energia solar para esquentar

Fica em Florianópolis outro exemplo de escola sustentável. Desta vez, é um centro de educação para crianças menores de 2 anos. De acordo com o site ‘Sustentarqui’, a Creche Municipal Hassis aquece a água potável por meio da energia solar e ainda faz o reaproveitamento da água de chuva.


Informar erro