Tecido cartilaginoso

Também chamado de cartilagem, o tecido cartilaginoso é um tipo de tecido conjuntivo que possui cicatrização lenta e consistência mais rígida. Branco ou acinzentado,…


Também chamado de cartilagem, o tecido cartilaginoso é um tipo de tecido conjuntivo que possui cicatrização lenta e consistência mais rígida. Branco ou acinzentado, este tecido é aderente às superfícies articulares dos ossos e pode ser encontrado na orelha, na ponta do nariz, e entre as vértebras, encontram-se discos de cartilagem que amortecem os impactos dos movimentos sobre a coluna vertebral.

Tecido cartilaginoso

Foto: Reprodução

Características e função

O tecido possui como características a sua formação por condrócitos e condroblastos, além de ser revestido por pericôndio. Não existem, no entanto, neste tecido, vasos sanguíneos, nervos ou vasos linfáticos.

Sua função é revestir, proteger, dar forma e sustentação a algumas partes do corpo, além de prevenir os atritos entre os ossos por ser menos rígido que estes.

Quando na fase do feto, o tecido cartilaginoso é muito abundante, pois é o que constitui o esqueleto antes da formação dos ossos que o substituem em grande parte.

Existem ainda alguns animais vertebrados que tem seu esqueleto formado por esse tecido como os tubarões, raias e cações, conhecidos como peixes cartilaginosos.

Tipos de cartilagens

A função de uma cartilagem no corpo vai depender do tipo ao qual ela pertence. O organismo precisa de três tipos de cartilagens que cumprem diferentes funções no corpo. Confira:

Cartilagem hialina

Esse é o tipo mais comum presente no organismo, que possui uma matriz com fibrilas delicadas de colágenos do tipo II. Sua função é a formação do esqueleto do embrião, e também está presente entre a diáfise e a epífise dos ossos longos, tendo como função o crescimento do osso em extensão.

Quando o indivíduo é adulto, essa cartilagem está presente ainda na traqueia, na parede das fossas nasais, brônquios e nas extremidades das costelas, além de recobrir as superfícies articulares dos ossos longos.

Cartilagem fibrosa

Sua matriz é formada por fibras de colágeno do tipo I e é encontrada em discos invertebrais, no ponto de inserção de alguns tendões e ligamentos, além de também estar presente na sínfise pubiana.

Cartilagem elástica

Por último, temos a cartilagem elástica que possui fibrilas escassas do tipo II e uma grande quantidade de fibras elásticas. Pode ser encontrada no conduto auditivo externo, no pavilhão auditivo, no conduto auditivo externo, na epiglote, na trompa de Eustáquio e na cartilagem cuneiforme da laringe.

Formação

O tecido cartilaginoso é, assim como todo o corpo, formado por células. Porém, estas recebem o nome de condrócitos e encontram-se em lacunas, tendo como função a secreção de colágeno, proteoglicanas e glicoproteínas, e também tem em sua constituição um abundante material extracelular.


Reportar erro