Temas e questões de biologia que sempre caem na prova do Enem

Calma que ainda há tempo de sobra para revisar alguns assuntos. Veja aqui algumas dicas das provas dos anos anteriores


Com o dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproximando é normal que as inseguranças, nervosismo e a dúvida de “será que consegui estudar tudo?” ir aparecendo.

Mas calma que ainda há tempo de sobra de revisar alguns assuntos.

Conheça quais são os temais que mais caem no dia da prova de Ciências Naturais e Suas Tecnologias, mais especificamente na área de biologia.

Questões de biologia que mais caem no Enem

Temas e questões de biologia que sempre caem na prova do Enem

Foto: depositphotos

Ecologia

A ecologia ocupa o primeiro lugar no ranking dos assuntos de biologia que mais caem no Enem. A principal característica do exame é tentar trazer os temas estudados para o cotidiano, por isso, fique sempre atento às notícias sobre meio ambiente como um todo e procure sempre fazer associações enquanto você estuda.

O desastre ambiental que aconteceu em Mariana (MG) pode ser associado nas questões do Enem. Por exemplo, como o acidente afetou o ecossistema, como as ações dos humanos podem causas impactos ao meio ambiente, problemas desencadeados pelo assoreamento de rios e nascentes, entre vários outros.

Evolução

A evolução é fundamental, tanto para entendermos sobre biologia, como para conseguir uma boa colocação no Enem, já que é um dos assuntos mais abordados na avaliação.

Aquecimento global e desmatamento são as formas como o assunto pode ser abordado na prova. O lado bom do Enem é que, às vezes, um tema parecido pode ser cobrado de duas formas diferentes na prova, como as questões de meio ambiente.

Genética

Outro assunto que jamais é esquecido das provas de biologia é a genética. Questões sobre DNA, imunização, herança ligada ao sexo, imunologia, alteração do código genético e grupos sanguíneos são alguns dos temas que caíram nas últimas provas do Enem.

Com a chegada da zika vírus, aumentou consideravelmente os casos de microcefalia entre 2015 e 2016. Fique atento às questões que podem envolver o assunto com genética.

Como por exemplo: “Uma pessoa que nasceu com microcefalia, quando adulto, o problema será transmitido de forma hereditária para os filhos?”

Fisiologia animal e parasitologia

Sistema digestório e circulatório, hormônios, nutrição, alimentação e doenças causadas por parasitas são um dos subtemas sempre lembrados nas questões de fisiologia e parasitologia.

Leia e pesquise tudo sobre o Aedes aegypti. Um tema bastante atual que com certeza cairá na sua prova.

Citologia

Geralmente o assunto é cobrado com mais de uma questão no Enem. O estudo das células é anualmente lembrado nas provas. Não deixe esse tema de lado.


Reportar erro