Temas e questões de geografia que sempre caem no Enem

No primeiro dia do Enem, os estudantes responderão 45 questões que envolvem as disciplinas de Geografia, História, Filosofia e Sociologia


Para você que está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dicas a respeito de questões que podem fazer parte da prova nunca são demais.

Preste bem atenção aos assuntos que foram explorados, envolvendo a geografia, nas últimas edições do exame.

Na grande maioria, elas são tratadas de forma interdisciplinar, exigindo ainda mais atenção dos alunos.

Ciências humanas

Temas e questões de geografia que sempre caem no Enem

Foto: depositphotos

Logo no primeiro dia do Enem, os estudantes se deparam com 45 questões que envolvem as disciplinas de Geografia, História, Filosofia e Sociologia.

As questões ligadas à Geografia exploram o lado analítico dos alunos a respeito de acontecimentos que marcaram o Brasil e o mundo.

Entre eles, destaque para os movimentos sociais, cidadania, democracia, conflitos políticos, econômicos, sociais e ambientais.

O que devo estudar?

Alguns temas têm presença constante no exame. Sendo assim, fica ainda mais fácil se preparar para eles, já que a probabilidade que apareçam questões ligadas a eles são bem maiores. Veja quais são:

Agricultura

Os principais pontos que são exigidos nessa área diz respeito a questionamentos sobre a reforma agrária e problemas com a distribuição de terra.

Além deles também podem ser exigidos extrativismo predatório, a agropecuária, os impactos sociais da agricultura, o agronegócio e os impactos ambientais da produção agrícola, o que envolve também o êxodo rural e questões a respeito da fome no Brasil e na América Latina.

Impactos Ambientais

Muitos assuntos ligados ao meio ambiente foram destaque durante todo o ano, seja por meio de tragédias que apresentaram grandes impactos ou emissão de gases que causam o efeito estufa.

Dentro desse contexto ainda tem o crescimento e desenvolvimento das cidades, a economia urbana e industrial, assim como a desigualdade que isso tudo pode representar.

Os impactos ocasionados pela ação humana também podem vir a tona na prova.

Aspectos socioeconômicos

Em um ano que foi bastante complicado no que diz respeito ao desemprego, migração e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), certamente algumas questões abordarão o assunto.

Nessa mesma área ainda vale a pena reforçar os estudos para as questões de natalidade, mortalidade infantil e indicadores de saúde.

Em ano de eleição, também não deixe de fora dados gerais sobre a população, assim como o crescimento e envelhecimento da mesma.

Geopolítica

Os fatos da atualidade e do desenvolvimento político dos países são bastante exigidos na área de Geopolítica. Preste atenção na localização, economia e território dos principais deles.

Também vale um pouco mais de atenção a região dos conflitos políticos e sociais, assim como a influência dos Estados Unidos no mundo atual. Os recursos energéticos e a globalização são bastante fortes nesse contexto.

Potências emergentes

Os países que estão se destacando como potências econômicas emergentes – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – também são questões recorrentes nas provas do Enem.

A importância que esse grupo tem para a economia mundial e também para as questões políticas.


Reportar erro