Temas e questões exigidos na prova de inglês do Enem

Apesar de ser considerada uma língua fácil de se aprender, o inglês abordado no exame envolve muita interpretação


A preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) englobam uma séria de matérias e temas, dentre elas a língua estrangeira.

Podendo optar entre o inglês e o espanhol, os alunos podem ter o estudo facilitado a partir da incidência de temas que foram mais comuns nas edições anteriores da prova. Nesse texto, o assunto será o inglês.

Essa pode ser uma excelente estratégia para quem quer reforçar a revisão de apenas alguns temas, para poupar o tempo.

Temas e questões exigidos na prova de inglês do Enem

Foto: depositphotos

Apesar de ser considerada uma língua fácil de se aprender, o inglês abordado no exame parte para o lado gramatical, com assunto de relevância para os estudantes.

Lembrando que, assim como as demais matérias, a abordagem acontece de forma a incorporar o uso da língua no dia-a-dia.

Assuntos mais frequentes

Leitura e interpretação de textos

Considerado um dos mais importantes assuntos abordados no Enem, a leitura e interpretação textual está presente em todos os questionários da prova, incluindo nos que tratam da língua inglesa.

O candidato tem que entender o que está sendo falado no enunciado e isso só é possível através da interpretação.

No intuito de confundir o aluno, muitas informações desnecessárias são colocadas no enunciado. Por isso, preste atenção na parte principal dele, onde está pedindo a resposta.

Preste atenção nos conectivos, advérbios, adjetivos e conjunções, eles podem ser a chave para tudo.

Verb Tenses

Nesse caso, os alunos devem demandar atenção extra aos tempos verbais, já que eles estão presentes em todos os contextos. Na prova, o tempo verbal mais cobrado é o Present Perfect.

Mas, não é só esse assunto que você deve se atrelar. Revise também o tempo passado, verbos irregulares e a colocação dos auxiliares e pronomes conjugados nesse tempo.

Passive Voice

Não pense que essa matéria virá evidente nas questões. Geralmente, o tema é trado de forma indireta, precisando do domínio do estudante para com a matéria para que a questão seja resolvida com sucesso.

O texto do enunciado pode vir todo redigido na Voz Passiva, sendo exigido de você a tradução coerente a algum trecho. Vale lembrar que a Voz Passiva é utilizada principalmente em falas formais.

Linking words

Usados para deixar o texto mais claro, coeso e com fluidez, as Linking Words, tratam dos conectivos em inglês. Dominar esse conteúdo é sinal que você se sairá muito bem nas questões de interpretação exigidas no exame.

Esse é um assunto bem complicado, pois se você não tiver familiaridade com eles, não sentirá segurança para usá-los, caso a questão solicite.


Reportar erro