Temas sobre as Olimpíadas que podem cair no Enem

Não seria surpresa se alguma questão envolvendo as Olimpíadas do Rio de Janeiro caísse no Enem. Como o assunto pode ser cobrado?


Todos sabem que o grande diferencial entre o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e os vestibulares convencionais é a contextualização das questões. O Enem sempre busca trazer um contexto atual para suas perguntas.

Um dos maiores eventos esportivos do mundo foi sediado no Brasil, esse ano. Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro terminou a poucos dias. Por isso,não seria surpresa se algumas questões do Enem abordassem o tema.

Conheça algumas possíveis formas de se cobrar as Olimpíadas no Enem.

Questões que podem cair no Enem envolvendo as Olimpíadas

Temas sobre as Olimpíadas que podem cair no Enem

Foto: depositphotos

Redação

A principal bandeira levantada nas Olimpíadas do Rio de Janeiro foi a sustentabilidade. Esse pode ser um ótimo tema na redação do Enem 2016.

História

Questões sobre as origens dos jogos, contexto político e econômico da Grécia Antiga na época em que as olimpíadas foram surgidas são questões que podem aparecer na prova.

Bem como o contexto atual do país, envolvendo a grande crise econômica que alastrou a Grécia.

As olimpíadas que aconteceram em 1936, em Berlim, foram justamente na era nazista. Durante a realização do evento, Adolf Hilter e seus seguidores camuflaram seu caráter racista e militarista.

Uma dica é pesquisar sobre como o movimento nazista “se comportou” na época do festival.

Geografia

As olimpíadas aconteceram na Cidade Maravilhosa. Questões sobre o tipo de vegetação da cidade, Produto Interno Bruto (PIB) ou até mesmo comparar a geografia da Grécia com a do Rio de Janeiro.

Estude um pouco mais sobre a geografia da cidade-sede das Olimpíadas 2016.

Questões sobre a redução do impacto ambiental, reciclagem, tecnologias usadas para reduzir a emissão de gás carbônico, entre outros temas que envolva sustentabilidade

Um dos mascotes usados nas Olimpíadas representava a flora do Brasil. Pesquise um pouco mais sobre esse assunto.

Biologia

O outro mascote representava a fauna brasileira. Quais as espécies que mais sofrem ameaça de extinção, pode ser um tema lembrado na prova.

A alimentação dos atletas é algo fundamental para um bom desempenho. Pesquise um pouco mais sobre como funciona o carboidrato, proteínas, glicose e vitaminas no corpo.

Qual a importância e funções delas no organismo, principalmente de um atleta.

Outra questão que pode envolver alimentação é o caso do atleta francês Yohan Diniz, que não se deu muito bem com a comida brasileira e acabou defecando e desmaiando no meio da prova de corrida. Por que o organismo reagiu dessa forma?

O medalhista olímpico Izaquias Queiroz ganhou uma medalha no remo e tem o apelido de “sem rim”, porque ainda na infância precisou retirar um dos órgãos.

Questões que envolvam esse aparelho, estrutura, funções e casos como a do atleta que precisou retirar um deles pode cair na hora do Enem.

Química

O uso dos anabolizantes é algo extremamente proibido nas Olimpíadas. Reforce o estudo em cima da composição química, estrutura e classificação das drogas que são vetadas no evento.

Os pós brancos usados pelas ginastas são feitos para aumentar a aderência dos movimentos nas barras e argolas. Funções inorgânicas podem ser cobradas na avaliação.

A tocha olímpica é o maior símbolo do evento. Conheça um pouco mais sobre os compostos químicos usados nela.

A água verde nas piscinas olímpicas gerou um grande constrangimento para os organizadores e incômodo para alguns atletas. O comitê explicou que o despejo indevido de 80 litros de peróxido de hidrogênio foi o que ocasionou a água verde. Especialistas indicam que o produto quando entra em contato com o cloro gera o problema. Fique atento para questões que envolvam equilíbrio químico na água: pOH, pH, indicadores ácido-base, etc.

Física

Muitos esportes usam da velocidade, altura, aceleração e força. Fique atento para essas fórmulas.

Perguntas como “A atleta do salto ornamental ao saltar do trampolim, percebeu em um exato momento que usa imagem refletida na água se aproximava dela com velocidade “x”. Qual a velocidade da atleta, nesse instante, em relação à superfície da água?”

Questões que envolvam lançamento oblíquo relacionando a lançamento de dardo, peso ou salto em distância também são possíveis questões.

Matemática

Uma das questões que podem ser lembradas no dia da prova são as medições dos arcos olímpicos, por exemplo, o raio delas.

A probabilidade também é um ótimo assunto para cair na prova envolvendo as Olimpíadas. Como questões que envolvam tiro ou esportes que bola na trave, por exemplo.

Na prova pode cair também imagens de atletas em futebol, golfe, tênis, entre outros, que usam deslocamento de objetos que serão descritos por uma parábola que explorem equações e funções do segundo grau, comparando as parábolas descritas.


Reportar erro