Temas sobre globalização que podem cair na prova do Enem

Fique por dentro do que é a globalização, como ela se difunde e quais as consequências deste processo para as sociedades


Globalização é um termo relativamente antigo, mas sempre atual no mundo em que vivemos. Desde 1970 esta palavra é utilizada e na década de 80 ganhou ainda mais popularização, devido ao desenvolvimento de novas tecnologias.

Mas afinal, o que é a globalização? Pode-se dizer, portanto, que é um processo de integração econômica, social, política e cultural de todo o mundo.

Assim, com o amplo acesso as tecnologias e até a própria internet, os povos de todo o mundo, inclusive de lugares distantes, conseguem evidência.

Temas sobre globalização que podem cair na prova do Enem

Foto: depositphotos

Este processo visa suprir as necessidades do sistema capitalista, que dentre outras pautas está a de ganhar ainda mais pontos de mercado no Planeta e consequentemente difundir os seus modos operacionais nas sociedades.

Desta forma, a globalização é um dos temas preferidos em provas e vestibulares, principalmente tratando-se do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Quem deseja conseguir pontos a mais neste teste de conhecimento, é necessário ficar por dentro do que é a globalização, como ela se difunde e quais as consequências deste processo para as sociedades de todo o mundo.

Principais temas e questões para exemplificação

O que é a globalização?

Quando se fala em globalização, o capitalismo surge naturalmente. As palavras empresas, privatizações, mercado são quase que sinônimos deste processo e deste sistema. Por isso, a globalização está inteiramente ligada ao interesses das multinacionais, as quais decidem os meios de produção, os locais de mão de obra barata etc.

Questão 1

(UNIOESTE)

A globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista. […] No fim do século XX e graças aos avanços da ciência, produziu-se um sistema de técnicas presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema técnico uma presença planetária. Só que a globalização não é apenas a existência desse novo sistema de técnicas. Ela é também o resultado das ações que asseguram a emergência de um mercado dito global, responsável pelo essencial dos processos políticos atualmente eficazes.”

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 23-24.

Considerando o enunciado anterior, sobre o processo de globalização na sociedade contemporânea, assinale a alternativa correta.

a) A globalização é um processo exclusivamente baseado no desenvolvimento das novas técnicas de informação e sua origem está diretamente relacionada com a difusão e universalização do uso da internet, que se deu a partir do final da década de 1990.

b) Entre as características próprias da globalização temos a alteração profunda na divisão internacional do trabalho, em que a distribuição das funções produtivas tende a se concentrar cada vez mais em poucos países, como é o caso dos Estados Unidos e do Japão.

c) Sobre as ações que asseguram a emergência do mercado global, o autor está se referindo à doutrina econômica neoliberal que, entre outros princípios, defende o fortalecimento do Estado e a intervenção estatal como reguladora direta dos mercados – industrial, comercial e financeiro.

d) Atualmente, as relações econômicas mundiais, compreendendo a dinâmica dos meios de produção, das forças produtivas, da tecnologia, da divisão internacional do trabalho e do mercado mundial, são amplamente influenciadas pelas exigências das empresas, corporações ou conglomerados multinacionais.

e) As estratégias protecionistas tomadas pelos governos em todo o mundo, dificultando a entrada de produtos estrangeiros em seus mercados nacionais, são consideradas como características marcantes do processo de globalização.

Como a globalização se difunde?

A evolução contínua da globalização está diretamente ligada aos meios de comunicação que surgiram com o progresso da tecnologia, bem como à internet. E é através desses instrumentos que este processo ganha força.

Por exemplo, com a ajuda da publicidade o capitalismo consegue vender mais e a globalização o ajuda a alcançar mais pessoas. Consequentemente, a publicidade é um dos “braços direitos” da globalização.

Questão 2

(UERJ – 2013)

3ª do plural (Engenheiros do Hawaii)

Corrida pra vender cigarro

Cigarro pra vender remédio

Remédio pra curar a tosse

Tossir, cuspir, jogar pra fora

Corrida pra vender os carros

Pneu, cerveja e gasolina

Cabeça pra usar boné

E professar a fé de quem patrocina

Eles querem te vender, eles querem te comprar

Querem te matar a sede, eles querem te sedar

 (…)

Corrida contra o relógio

Silicone contra a gravidade

Dedo no gatilho, velocidade

Quem mente antes diz a verdade

Satisfação garantida

Obsolescência programada

Eles ganham a corrida antes mesmo da largada

(…)

Os diferentes modelos produtivos de cada momento do sistema capitalista sempre foram o resultado da busca por caminhos para manter o crescimento da produção e do consumo. A crítica ao sistema econômico presente na letra da canção está relacionada à seguinte estratégia própria do atual modelo produtivo toyotista:

a) aceleração do ciclo de renovação dos produtos

b) imposição do tempo de realização das tarefas fabris

c) restrição do crédito rápido para o consumo de mercadorias

d) padronização da produção dos bens industriais de alta tecnologia

Quais são as consequências deste processo?

Quando trata-se de globalização é importante ter em mente alguns nomes, como países desenvolvidos e emergentes ou em desenvolvimento. Isto porque,. através deste processo esses dois tipos de nação estabelecem uma relação. Enquanto o hemisfério Norte exerce uma “dominância” no mundo, o hemisfério Sul acaba se subordinando a trabalhos, culturas e políticas dos países desenvolvidos.

Questão

charge-globalizacao

(Millôr Fernandes. Retirado de: VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012.p.323.)

A ilustração de Millôr Fernandes é uma crítica à ordem global atual. Além disso, ela faz referência:

a) à visão eurocêntrica das projeções cartográficas

b) à visão conceitual da Globalização realizada no processo de ensino-aprendizagem

c) à forma com que o Planalto Central opera o processo de inserção da Globalização no Brasil

d) à Divisão Internacional do Trabalho, em que os países do Sul subdesenvolvido são dependentes do Norte desenvolvido.

e) à influência da Globalização sobre o processo de transformação da educação brasileira.

Respostas das questões

1. Letra D;

2. Letra A;

3. Letra D.


Reportar erro