Temperatura – Escalas termométricas

A temperatura é uma grandeza física que mede o estado de agitação das partículas de um corpo, caracterizando o seu estado térmico. Temperatura e…


A temperatura é uma grandeza física que mede o estado de agitação das partículas de um corpo, caracterizando o seu estado térmico. Temperatura e calor são termos relacionados, mas não representam a mesma coisa, sendo o calor uma forma de energia que aparece devido a um diferencial de temperatura.

Escalas termométricas

Foto: Reprodução

Termômetros

Os termômetros são aparelhos de medida da variação da temperatura de um corpo. Podem funcionar utilizando-se um gás ou um líquido, principalmente álcool ou mercúrio, e o seu volume aumenta ou diminui dependendo da variação da temperatura. Os termômetros que usamos em casa são os de mercúrio, que é uma substância bastante sensível às variações de temperatura, sendo de fácil leitura. São utilizados para medir a temperatura do corpo e do ambiente. Quando a temperatura do termômetro eleva-se, as moléculas do mercúrio aumentam sua agitação fazendo com que se dilate, preenchendo o tubo capilar.

Existem outros tipos de termômetros, como o bimetálico, magnético, de radiação, termopar e de resistência elétrica.

As escalas termométricas

As escalas termométricas mais utilizadas são a Celsius (°C), a Fahrenheit (°F) e a Kelvin (K). Confira a seguir algumas das características de cada uma delas:

Escala Celsius

A mais popular das três, a escala Celsius é a mais usada no Brasil e na maior parte dos países do mundo. Esta escala tem como pontos de referência as temperaturas de congelamento da água sob pressão normal (0°C) e a de ebulição da água sob pressão normal (100°C). Foi oficializada em 1742, pelo astrônomo e físico sueco Anders Celsius.

Escala Fahrenheit

Bastante utilizada nos países de língua inglesa e no mundo científico, esta escala tem como referência a temperatura de uma mistura de gelo e cloreto de amônia (0°F) e a temperatura do corpo humano (100ºF). Foi criada em 1708, pelo físico alemão Daniel Gabriel Fahrenheit.

Comparando com a escala Celsius, tem-se a seguinte equivalência:

0°C = 32°F

100°C = 212°F

Escala Kelvin

A escala Kelvin é conhecida como escala absoluta e é também mais utilizada no mundo científico. Tem como referência a temperatura do menor estado de agitação de qualquer molécula (0K) e é calculada a partir da escala Celsius. Lê-se zero kelvin e não zero grau kelvin. Esta escala foi criada pelo físico inglês William Thompson, também conhecido como Lorde Kelvin.

Em comparação com a escala Celsius, tem-se a seguinte equivalência:

-273°C = 0K

0°C=273K

100ºC=373K

Há fórmulas matemáticas para realizar a conversão entre as escalas:

Tc = Tk – 273, 15

Tc = 5/9 (Tf – 32)

Tc = temperatura em Celsius

Tk = temperatura em Kelvin

Tf = temperatura em Fahrenheit


Reportar erro