Tempos verbais

Usamos os tempos verbais para identificar o momento em que determinada ação, transmitida pelo verbo, acontece, e podem ser simples ou compostos. Quando falamos…


Usamos os tempos verbais para identificar o momento em que determinada ação, transmitida pelo verbo, acontece, e podem ser simples ou compostos. Quando falamos em tempo verbal no passado, o verbo refere-se a algo que já aconteceu, um fato anterior ao momento em que se fala. Quando no presente, refere-se a algo que está acontecendo ao mesmo tempo em que se fala, e quando no futuro, refere-se a algo que ainda acontecerá, um fato posterior ao momento em que se fala. Confira abaixo explicações e exemplos para melhor entendimento.

Tempos verbais

Foto: Reprodução

Tempos do indicativo

Presente

Expressa um fato atual, como no exemplo: Eu trabalho nesta empresa.

Pretérito Imperfeito

Expressa algo que aconteceu antes do momento em que se fala, mas que ainda não foi concluído completamente: Ela escrevia sobre os tempos verbais quando foi interrompida.

Pretérito Perfeito (simples)

Expressa um fato que aconteceu antes do momento em que se fala e que foi totalmente concluído: Ela estudou muito ontem à noite.

Pretérito Perfeito (composto)

Expressa uma ação que teve início no passado, mas que pode prolongar-se até o momento em que se fala: Tenho estudado muito para concluir a faculdade.

Pretérito-Mais-Que-Perfeito

É aquele que expressa um fato que aconteceu antes de outro fato que já foi terminado:

  • Ela já tinha terminado o trabalho quando seus amigos chegaram. (forma composta)
  • Ele já terminara o trabalho quando seus amigos chegaram. (forma simples)

Futuro do Presente (simples)

Expressa um fato que ocorrerá em um tempo próximo com relação ao tempo em que se fala: Ela estudará as lições amanhã.

Futuro do Presente (composto)

É o que expressa um fato que deve acontecer posteriormente ao momento atual, mas que já estará terminado antes de outro fato futuro: Antes de bater o sinal, os alunos já terão terminado a prova.

Futuro do Pretérito (simples)

Expressa um fato que pode acontecer após um determinado fato passado: Se eu tivesse dinheiro, faria uma grande festa de casamento.

Futuro do Pretérito (composto)

Enuncia um acontecimento que poderia ter acontecido após um determinado fato passado: Se eu tivesse ganho esse dinheiro, teria feito um grande casamento.

Tempos do subjuntivo

Presente

É aquele que expressa um fato que pode acontecer no momento atual: É conveniente que estudes para o exame.

Pretérito Imperfeito

Expressa um fato passado, mas que acontece depois de outro que já aconteceu: Eu esperava que ele vencesse o jogo.

Pretérito Perfeito (composto)

Expressa um fato que aconteceu em um momento passado e está completamente terminado: Embora tenha estudado bastante, não passou no teste.

Pretérito Mais-Que-Perfeito (composto)

Expressa algo que aconteceu antes de um outro fato já concluído: Embora o teste já tivesse começado, alguns alunos puderam entrar na sala.

Futuro do Presente (simples)

É aquele que expressa um fato que pode acontecer em um momento futuro com relação ao atual: Quando ele vier à loja, levará as encomendas.

Futuro do Presente (composto)

Expressa um fato que acontecerá após o momento atual, mas já terá terminado antes de outro fato futuro: Quando ele tiver saído do hospital, nós o visitaremos.


Reportar erro