Teoria da sopa primordial. Descubra o que é isso e suas curiosidades

A sopa primordial nada mais é do que uma mistura de compostos orgânicos que podem ter dado origem à vida terrestre. Entenda mais sobre essa teoria


De acordo com o Laboratório de Química do Estado Sólido do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, a sopa primordial nada mais é do que uma mistura de compostos orgânicos que podem ter dado origem à vida terrestre.

Quer entender mais sobre o assunto. Acompanhe esse questionário, com perguntas e respostas.

Como eram as condições da terra antes de haver vida?

As condições na Terra não eram nada boas para gerar vida. Não havia oxigênio na atmosfera. Em seu lugar, estavam o hidrogênio, amônia, água e metano. Foram essas quatro substâncias que passaram a produzir aminoácidos.

Essas substâncias seriam capazes de produzir aminoácidos?

Teoria da sopa primordial. Descubra o que é isso e suas curiosidades

Foto: depositphotos

Não. Para isso, os cientistas acreditam que houve algum tipo de calor que fez com que os compostos inorgânicos (hidrogênio, amônia, água e metano) se transformasse em orgânicos, podendo formar aminoácidos que, por sua vez, formou a sopa primordial que seria o início de todo ser vivo do planeta Terra. Essa teoria é a explicação científica mais aceita para explicar como surgiram as primeiras formas de vida por aqui.

É possível criar material orgânico de um inorgânico?

Isso é exatamente o que a teoria da sopa primordial acredita. Esse fenômeno tem até um nome é a abiogênese, ou seja, origem não biológica.

Como os cientistas chegaram à sopa primordial?

Ainda na década de 50, pesquisadores simularam as mesmas condições que havia no início dos primórdios da Terra. A partir da combinação dos mesmos fatores e substâncias conseguiram produzir aminoácidos.

Depois desse experimento de 1953, a teoria da sopa primordial ficou ainda mais fortalecida no meio científico. Os testes foram feitos em recipientes de vidro com os mesmos componentes e, a partir disso, submetidos a descargas elétricas e aquecimento.

O que veio depois dos aminoácidos?

Eles foram o ponta pé inicial para o surgimento de formas mais complexas de vida, como os ácidos nucleicos. Para entender como eles funcionam é só imaginar alguns tijolos de construção de uma casa. A partir deles é possível criar qualquer ambiente. Dessa forma, os ácidos nucleicos se juntam e formam algo novo, da mesma forma como podem mudar, se adaptar e gerar outras formas de vida.

Então a sopa primordial seria a vida humana na forma mais inicial?

Na teoria, sim. Entretanto, para haver qualquer tipo de vida da maneira como conhecemos hoje foi um lento e gradual processo. A sopa primordial foi o início de tudo, depois dele surgiram os ácidos nucleicos e depois dele muitas combinações foram feitas para surgirem os organismos vivos.


Informar erro