Teoria dos Mundos

Foi durante a Guerra Fria que ocorreu a separação das nações em todo o globo terrestre, período em que os países foram classificados a…


Foi durante a Guerra Fria que ocorreu a separação das nações em todo o globo terrestre, período em que os países foram classificados a partir das suas alianças. De tal modo que, de acordo com os níveis de desenvolvimento e sistemas de produção, os países ficaram divididos (entre 1945 e 1990) em um sistema de classificação chamado de “três mundos”.

O critério de grandeza econômica era determinante para designar a subdivisão do mundo. Assim, as nações consideradas economicamente fortes, bem desenvolvidas, se classificavam como “primeiro mundo”. Países do antigo bloco socialista ocupavam o “segundo mundo”. Já no “terceiro mundo”, se situavam as nações restantes, aquelas que não se enquadravam no “primeiro” e nem no “segundo mundo”.

Primeiro mundo

Nações cujo grau de desenvolvimento econômico era avançado e que eram dotadas de economia capitalista faziam parte do “primeiro mundo”. Países como Alemanha, França, Itália, Canadá, Holanda, Japão, Reino Unido, Estados Unidos, entre outros, se destacavam nesse grupo.

Segundo mundo

Os países que integravam o “segundo mundo” eram os que pertenciam ao antigo bloco socialista, de acordo com a Teoria dos Mundos. A antiga União Soviética era um desses integrantes. Os países desse grupo era aqueles cuja economia seguia um padrão planificado (socialista).

Terceiro mundo

Países capitalistas considerados não ricos, que são socialmente e economicamente atrasados em decorrência das desigualdades nas suas relações comerciais com nações do “primeiro mundo” eram os que ocupavam o bloco do “terceiro mundo”.

É típica dos países desse grupo a exportação de manufaturas (matérias-primas) a um valor bastante reduzido e a importação de mercadorias industrializadas e tecnologia a um custo elevado, os fatores que estimulam o agravamento da desigualdade social. Brasil, México, Argentina, Arábia Saudita, Índia, Egito, entre outros, são exemplos de países classificados como de “terceiro mundo”.

Teoria dos Mundos

Foto: Reprodução

Período pós-comunista

O bloco do “segundo mundo” acabou se findando logo em seguida ao declínio da União Soviética, o fim do sistema socialista em grande parte do mundo e a junção das antigas nações do “segundo mundo”. A partir daí a separação do globo teve suas nomenclaturas modificadas para nações desenvolvidas, emergentes e subdesenvolvidas.

  • Desenvolvidas – São as nações que fazem parte do antigo “primeiro mundo”. São ricas, industrializadas e possui elevado índice de desenvolvimento humano, sobretudo qualidade de vida.
  • Emergentes – Fazem parte desse bloco as nações ricas e industrializadas, mas que ainda enfrentam problemas sociais e econômicos, a exemplo do Brasil.
  • Subdesenvolvidas – Integram esse grupo as nações pobres e com baixo índice de desenvolvimento humano, além de extensa dependência internacional e economia primária.

Reportar erro