Textos jornalísticos

Os textos jornalísticos são aqueles veiculados pelos jornais e revistas, com o objetivo de informar sobre algo. Conheça as características destes textos


Os textos jornalísticos são aqueles veiculados pelos jornais, revistas, rádio e televisão, com o objetivo de informar sobre algo e entreter. Dentro de um jornal existem várias sessões que, por sua vez, são compostas por vários tipos de texto. Genericamente, os textos que se apresentam são denominados “matérias” e possuem caráter informativo.

Existem algumas características que são comuns a todos os textos jornalísticos, enquanto outras servem para diferenciá-las. Neste artigo, saiba mais sobre os textos jornalísticos.

Textos jornalísticos

Foto: Reprodução/ internet

Tipos de textos jornalísticos e suas principais características

A linguagem jornalística deve ser clara, simples, imparcial e objetiva, a fim de expor ao emissor as principais informações sobre o tema. No que se refere à sua estrutura gramatical, geralmente o texto jornalístico apresenta frases curtas e ideias sucintas, favorecendo, assim, a objetividade do texto. O jornal é um veículo que apresenta diferentes gêneros textuais, com o desenvolvimento de diversos tipos de textos, dentre os quais estão o narrativo, descritivo, dissertativo-opinativo, injuntivo e expositivo.

Confira a seguir as principais características de alguns tipos de textos jornalísticos:

Notícia

Elemento fundamental de um jornal, a notícia caracteriza-se por ter caráter informativo e ser escrito de maneira impessoal, sem comentários nem interpretação, com o uso de uma linguagem direta e formal. Inicia-se com o lead (que traz as principais informações do texto, respondendo às questões “o quê?”, “quem?”, “quando?”, “onde?”, “como”, “por quê?”) e segue com o corpo da notícia.

Este tipo de texto apresenta as principais informações do fato na primeira parte e, no corpo do texto, são apresentados os detalhes, as causas e consequências.

Este gênero textual apresenta a função referencial ou informativa da linguagem.

Editorial

Trata-se de um tipo de texto no qual o autor exprime a opinião do jornal (dos editores e/ou Nota)

É um texto curto composto pelo lead, normalmente trata de algum assunto facilmente compreendido e que seja do interesse do leitor.

Crônica

Trata-se de um relato de acontecimentos e fatos do cotidiano. A sua estrutura é marcada por uma sequência de narrativas que possuem marcas subjetivas do autor do texto.

Estrutura do texto jornalístico

No geral, o processo de produção de um texto jornalístico é dividido nas seguintes fases:

  • Pauta: é a escolha do assunto;
  • Apuração: recolha e verificação das informações e de provas;
  • Redação: organizações das ideias num texto;
  • Edição: locação dos textos no jornal, correção e revisão dos mesmos.

*Débora Silva é graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas)


Reportar erro