Olimpíada de L. Portuguesa: textos devem ser enviados até o dia 19

Comissão terá a difícil tarefa de selecionar entre os melhores textos da escola apenas um por categoria da qual participa


Chegada a etapa escolar da 5ª edição da Olimpíada de língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, a ocasião agora é para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido nas salas de aula. Ao longo deste ano, muito trabalho foi realizado nas escolas: professores de língua portuguesa de todo o Brasil desenvolveram atividades com seus alunos e muitos textos foram escritos e reescritos. Assim, todas as escolas que se inscreveram poderão enviar os textos até o dia 19 de agosto. Para cadastrar o texto, o ambiente virtual da etapa escolar deve ser acessado com os dados do(a) diretor(a) da escola.

Comissão Julgadora Escolar (CJEsc)

Essa Comissão tem a difícil tarefa de selecionar entre os melhores textos da escola apenas um por categoria da qual participa, conforme os anos escolares que atende.

A direção da escola deverá constituir a Comissão Julgadora Escolar (CJEsc) para escolher o melhor texto de cada categoria inscrita nesta edição. A CJEsc deve ser coordenada pelo(a) diretor(a) da escola e composta por 3 a 5 avaliadores, que devem ser professores da língua portuguesa (não inscritos na Olimpíada); representantes dos pais de alunos; representantes da comunidade que dominem a língua portuguesa (como jornalista, escritor(a), ou representante da secretaria de educação).

Textos para Olimpíada de Língua Portuguesa devem ser enviados até o dia 19

Foto: Divulgação

Nenhum professor(a) inscrito ou pessoa que tenha vínculo familiar ou socioafetivo com os alunos participantes da Olimpíada poderá ser membro da Comissão.

Para orientar o processo avaliativo, a Olimpíada oferece o curso autoformativo (sem mediação) “Avaliação de Textos – Orientações para seleção de textos nos gêneros: Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião”, destinado a todos os integrantes das Comissões Julgadoras Escolares, Municipais e Estaduais.

O curso está disponível on-line no Portal Escrevendo o Futuro e pode ser realizado pelos avaliadores nos horários de sua conveniência, sem a necessidade de um mediador ou orientador.

Como enviar o(s) texto(s)?

Os textos selecionados pela Comissão Julgadora Escolar deverão ser digitados no ambiente do Portal Escrevendo o Futuro, bem como impressos e enviados para a Comissão Julgadora Municipal.

O acesso ao ambiente de envio do(s) texto(s) é disponibilizado apenas para o(a) diretor(a) da escola. Para entrar no ambiente é necessário ser cadastrado no Portal Escrevendo o Futuro, caso o diretor(a) não seja cadastrado no Portal será necessário realizar o cadastro.

Para conhecer o passo a passo de envio dos textos acesse o tutorial desta etapa e o folder com todas as orientações:

*Do Portal Escrevendo o Futuro
Com adaptações


Reportar erro