Tipos de solos do Brasil

O solo é um dos recursos indispensáveis para a sobrevivência humana e dos demais seres vivos. Conheça os tipos de solos do Brasil e suas classificações


O solo é um dos recursos mais importantes para toda a vida no planeta. Por ser renovável, ele pode ser usado diversas vezes como fonte de alimentação e habitat para uma variedade imensa de espécies de animais.

Classificação dos solos

Antes de classificar um solo, é necessário definir o horizonte que será analisado em relação ao perfil do solo em questão. Esse horizonte vai representar um equilíbrio entre as características e os fatores de formação daquele solo, para então ser definido um tipo e qualidade local.

Tipos de solos do Brasil - Terra roxa

Terra roxa, tipo de solo de tonalidade avermelhada que é muito fértil. | Foto: Reprodução

Geralmente, o horizonte mais usado para analisar o tipo de solo é o B (em alguns casos usa-se o C), por ele ser intermediário e possuir bastante material original, mas que também foram alterados por fatores do intemperismo. O horizonte A é descartado nessa análise pois já sofreu muita interferência humana.

Solos do Brasil

Os solos são formados a partir da decomposição de rochas do intemperismo decorrente de fatores como: ação de ventos, chuva, calor, alterações de temperatura, ação de bactérias e fungos e raios solares.

O Brasil, ganha destaque por ser um país que possui solos extremamente férteis e que tornam-se adequados para a produção agrícola. Por conta da extensão territorial do nosso país, é possível identificar melhor os tipos de solos facilmente, analisando características como a tonalidade, granulação e composição do mesmo.

O território brasileiro é formado por quatro tipos de solos distintos, são eles:

  • Terra Roxa: é um tipo de solo bastante fértil e que possui uma tonalidade avermelhada. Sua origem vem da decomposição de rochas provenientes de atividades vulcânicas, como o basalto. Podemos encontrar esse tipo de solo com mais abundância nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Goiás.
  • Massapé: um solo que é mais encontrado no litoral da Região Nordeste do Brasil, sendo constituído da decomposição de rochas com algumas características de filitos, calcários e gnaisses escuros.
  • Salmorão: formado a partir da decomposição de rochas gnaisses e graníticas, esse tipo de solo pode ser encontrado nas regiões Centro-Oestre, Sul e Sudeste do Brasil.
  • Aluviais: pode ser encontrado em vários pontos do nosso país e é formado principalmente a partir da sedimentação em áreas de vales ou várzeas.

Reportar erro