Troposfera

Troposfera é a camada mais baixa da atmosfera, ou seja, a camada em que vivemos. Possui concentração de cerca de ¾ dos gases presentes…


Troposfera é a camada mais baixa da atmosfera, ou seja, a camada em que vivemos. Possui concentração de cerca de ¾ dos gases presentes na atmosfera terrestre e quase a totalidade do vapor de água. Sua espessura ou altitude varia de acordo com a região da Terra. Próximo à linha do Equador, sua altitude chega a 20 km, e nos polos a apenas 6 km. Em regiões onde as altitudes são médias, sua espessura chega a, aproximadamente, 16 km. Sua pressão é máxima ao nível do mar e com o aumento da altitude, diminui. Na troposfera ocorrem fenômenos climáticos como a chuva, vento, geada, neve, entre outros.

Troposfera

Foto: Reprodução

Composição

A camada da atmosfera denominada de troposfera é composta de, aproximadamente, 78% de Nitrogênio, 21% de Oxigênio e 1% de pequenas proporções de outros gases como Dióxido de Carbono, Óxido Nitroso, Dióxido de Nitrogênio, Gás Metano e Ozônio, com exceção notável do vapor de água, que vem em grandes proporções. A fonte deste vapor é a superfície que por meio de processos físicos de evaporação e transpiração transforma a água.

Pressão

Ao nível do mar, a pressão atmosférica alcança seu valor máximo e diminui dependendo da altitude. Isso acontece devido à proximidade da atmosfera com o equilíbrio estático. A pressão atmosférica é igual ao peso do ar acima de determinado local e, portanto, as mudanças de pressão devido à altitude podem ser equacionadas à densidade com a equação hidrostática: Pode-se entender que:

  •  representa o valor da aceleração da gravidade que, ao nível do mar é de 9,80665 ;
  •  é a densidade;
  •  refere-se à altura;
  •  é a constante universal dos gases perfeitos;
  •  é a temperatura representada em kelvins – K;
  •  é a massa molar.

Tropopausa

Camadas da atmosfera

Foto: Reprodução

É como é chamada a região limítrofe entre a troposfera e a estratosfera. Com a medição de mudanças de temperatura através da estratosfera e da troposfera, é possível saber o local exato da tropopausa. Ao contrário da troposfera, na estratosfera a temperatura aumenta conforme a altitude. Desta forma, a tropopausa é uma região de inversão térmica, e é praticamente inexistente a mistura entre essas duas camadas da atmosfera terrestre.

Algumas curiosidades

Troposfera é uma palavra derivada do grego, tropos, que significa mudança, e se refere às mudanças climáticas turbulentas que acontecem nesta camada. Nela, fica concentrada toda a poluição do ar e, a cada quilômetro de altitude, sua temperatura diminui cerca de 6°C.


Reportar erro