UFPA está com inscrições abertas para Vestibular 2017

Principal concurso para ingresso na instituição oferta 7.404 vagas em 178 cursos


Começou nesta segunda-feira (3), o prazo de inscrições no Processo Seletivo 2017 (PS 2017) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O principal concurso para ingresso na instituição oferta 7.404 vagas em 178 cursos distribuídos por 20 cidades paraenses. Apenas na primeira hora após a abertura do sistema a universidade recebeu mais de 450 solicitações de inscrições. A expectativa da universidade é receber cerca de 100 mil candidatos até o próximo dia 24 de outubro, quando termina o prazo. As inscrições podem ser feitas no site do CEPS ou diretamente na página do processo.

As inscrições começaram com 72 horas de atraso, devido a um problema técnico após o ajuste do sistema de inscrições que este ano passa a receber uploads de documentos. O Centro de Processo Seletivos da UFPA (Ceps), responsável pela realização do concurso, se desculpa pelo transtorno e ressalta a importância de estar atento às inovações no concurso. Saiba mais aqui.

Documentos para inscrição

A partir deste ano, os alunos da rede privada que estudaram todo o ensino médio com bolsa integral podem solicitar a isenção da taxa de R$ 35 cobrada pela inscrição no PS 2017, mas precisam anexar ao sistema de inscrição um documento que comprove sua condição de bolsista.

UFPA está com inscrições abertas para Vestibular 2017

Foto: Divulgação

“Nas primeiras inscrições que recebemos já notamos que há solicitações de isenção da inscrição feitas por estudantes bolsistas da rede privada sem a documentação em anexo. Essas solicitações de isenção da taxa, se não forem corrigidas, serão indeferidas e os candidatos terão de efetuar o pagamento”, alerta Arquimimo Almeida, assessor do Ceps/UFPA.

Exame de Habilidades

As principais alterações para o vestibular deste ano atingem o Exame de Habilidades para os cursos de Artes da Instituição. A partir de agora, os cursos de Artes Visuais e Teatro deixam de aplicar a prova específica, enquanto que para os cursos de Dança e Música o Exame de Habilidades se torna parte da nota final do candidato, ou seja, passa a ter o mesmo peso das provas por área do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por outro lado, para esses cursos não há mais uma segunda opção e quem reprovar no Exame de Habilidades será eliminado da seleção.

Serviço:
Inscrições para o PS 2017 da UFPA
Novo prazo: De 3 a 24 de outubro de 2016
Taxa de inscrição R$ 35,00 (com direito à isenção).
No site do CEPS ou no sistema de inscrições.
Todas as regras do concurso estão disponíveis no edital da seleção.

*Do Portal da UFPA
Com adaptações


Reportar erro