União Europeia – História, mapa e países deste bloco econômico

A União Europeia é hoje o bloco econômico de maior relevância em escala mundial. Veja sua história, países membros, mapa e moeda


Após a Segunda Guerra Mundial, maior conflito armado da história, vários países da Europa se encontravam em crise econômica, política e social. Devastados pela guerra e sem recursos suficientes para se reerguerem de forma independente, alguns países decidiram se unir numa tentativa de promover um fortalecimento econômico, essencial naquela época. Foi então que Bélgica, Luxemburgo e Holanda (Países Baixos) iniciaram essa união no ano de 1944, sendo efetivada apenas quatro anos depois com a criação do Benelux (nome proveniente dos países membros). O Benelux tinha como objetivos facilitar o comércio entre os três países com a diminuição das taxas comerciais, burocracia e criação de incentivos tributários e aduaneiros.

União Europeia - História, mapa e países deste bloco econômico

Imagem: Reprodução

Dois anos mais tarde, em 1950 foi elaborado pelo Benelux o Plano Schuman, que consistia na criação de um mercado comum entre os países e inicialmente à homogeneização da produção de aço e carvão em países como Alemanha e França. Foi criada então, no ano seguinte, a CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço), proveniente do Tratado de Paris onde os países integrantes eram os membros do Benelux mais França, Alemanha e Itália.

Devido ao sucesso notável do Benelux e da CECA, foi instaurado no ano de 1957 a Comunidade Econômica Europeia, ou Mercado Comum Europeu, proveniente do Tratado de Roma. Além dos membros do Benelux, França Itália e Alemanha aderiram ao Mercado Comum com objetivos de facilitar a circulação de mercadorias entre si e fazer frente à hegemonia americana e soviética que dominavam o cenário econômico mundial naquela época.

Tratado de Maastricht e o início da história da UE

Mapa da União Europeia

Mapa da UE | Imagem: Reprodução

O Tratado de Maastricht foi assinado no ano de 1992 e efetivou a criação da então União Europeia (UE), que é o resultado de décadas de integração dos países europeus numa tentativa de fortalecer suas economias e ganhar destaque no cenário econômico internacional. A “Europa dos Seis”, antes composta pelos membros do Benelux mais França, Itália e Alemanha transformava-se na “Europa dos Quinze” com a entrada de países como Reino Unido, Grécia, Dinamarca, Irlanda, Portugal, Espanha, Áustria, Finlândia e Suécia. Juntos, estes 15 países deram início ao bloco econômico de maior relevância no cenário global atualmente, único que realmente faz frente à economia americana.

Hoje após um crescimento contínuo a União Europeia possui um número de 27 países membros com pretensões de chegar a 30, para aumentar seu poder econômico. Para que um país torne-se membro do bloco é preciso que o mesmo preencha os requisitos políticos e econômicos dos critérios de Copenhague, sendo efetivado como membro apenas após 10 anos, pois sua integração ocorre de forma gradativa.

Objetivos da União Europeia

O bloco econômico da União Europeia foi criado com o objetivo principal de fortalecer a economia dos países membros e fazer com que os mesmos ganhem destaque no cenário econômico internacional. Dentre os demais objetivos podemos listar:

  • A formação de uma unidade econômica entre os países membros.
  • Redução das desigualdades socioeconômicas de suas regiões.
  • Livre circulação de bens, serviços, trabalhadores e capitais entre os países membros do bloco.
  • Garantia de políticas de imigração.
  • Cooperação jurídica e policial.
  • Melhorar as condições de vida e trabalho dos trabalhadores europeus.

Euro: Moeda Única da UE

Euro: Moeda Única da UE

Imagem: Reprodução

Desde o ano de 2002 os países membros da União Europeia, com exceção do Reino Unido que mantém a libra esterlina em circulação por ser uma moeda forte e competitiva, adotaram o Euro como moeda única. A unificação monetária tem como objetivo a facilitação do comércio entre os países da Europa. O Euro tem livre circulação em 17 países, esta área é chamada de Zona do Euro e seus membros são: Portugal, Alemanha, Áustria, Chipre, Bélgica, Países Baixos (Holanda), Espanha, Eslováquia, Eslovênia, Grécia, França, Finlândia, Estônia, República da Irlanda, Itália, Luxemburgo e Malta.


Reportar erro