UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância

O que é? Após a Segunda Guerra Mundial, em que a população da China, Europa e Oriente médio via-se imersa em um caos total…


O que é?

Após a Segunda Guerra Mundial, em que a população da China, Europa e Oriente médio via-se imersa em um caos total com toda a destruição causada pelos conflitos, um grupo de países reunidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu unir-se para ajudar as crianças que perderam família, casa, saúde e quase tudo o que tinham devido à guerra, criando assim a Unicef. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (United Nations Children’s Fund em inglês – UNICEF) foi fundado no dia 11 de dezembro de 1946, com o intuito de ajudar as crianças vítimas da 2º Guerra Mundial que viviam na Europa. Sua sede atualmente fica localizada da cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância

A UNICEF é a única organização mundial que dedica-se especificamente para as crianças. Ela é regida pela Convenção dos Direitos da Criança e tem como principal objetivo promover os seus direitos e corresponder às suas necessidades promovendo assim o seu desenvolvimento. O Fundo está presente atualmente em 191 países ao redor do mundo e atua em parceria com os governos e organizações locais em projetos de longo prazo visando melhorias em setores como saúde, educação, saneamento básico, nutrição e em situações emergenciais como na ajuda a crianças vítimas de guerras ou catástrofes naturais.

Unicef no Brasil

No Brasil, a UNICEF está presente desde 1950 e trabalha em parceria com instituições de níveis federais, estaduais e municipais. Atua também ao lado de grupos religiosos, setor privado e outras organizações internacionais para garantir os direitos das crianças brasileiras e combater o trabalho infantil. Garantir às crianças do Brasil o direito de sobreviver e se desenvolver, direito a educação e a um ambiente sem violência, de se proteger do vírus da AIDS e de ser prioridade absoluta nas políticas públicas são alguns dos objetivos do Fundo.

Nos últimos 5 anos a Unicef tem se destacado em várias ações pelo Brasil como as seguintes:

  • Reduzir de 9,2 % para 6,2 % o número de crianças com menos de 2 anos vítimas da má nutrição no semiárido.
  • Aumentar em 10 % o número de crianças, na mesma região, a ingressar na pré-escola.
  • Treinamento de mais de 22 mil agentes comunitários de saúde, educadores de creche e escolas para garantir a sobrevivência, desenvolvimento e proteção das crianças desde o período pré-natal, beneficiando cerca de 2,4 milhões de famílias em 718 municípios de 14 estados.
  • A elaboração de 1.072 centros de referência especializados no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de agressão física/sexual.
  • Ajudar países como Guiné Bissau, Paraguai, São Tomé e Príncipe, Nicarágua, Timor Leste e Bolívia a oferecer acesso universal à prevenção e tratamento para o vírus da AIDS com ênfase em crianças, adolescentes e mulheres grávidas.

Atualmente como Embaixadora da Boa Vontade a cantora internacional Beyoncé faz parte da mais recente campanha da UNICEF com o vídeo “I Was Here”, lançado no ano de 2012. Com o intuito de proteger e assegurar os direitos das crianças, a Unicef continua atuando em várias partes do mundo com grande sucesso e apoio de diversas entidades do setor público e privado.


Reportar erro