Vale a pena começar cedo a estudar para o Enem?

O Enem geralmente é realizado no último ano escolar, mas não se deixe enganar: nunca é cedo demais para começar a se preparar


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) carrega um peso importantíssimo na vida dos estudantes brasileiros; ele é o grande responsável pelo ingresso de milhares de jovens anualmente nas universidades. Geralmente ele é realizado no último ano escolar dos alunos, mas não se deixe enganar: nunca é cedo demais para começar a se preparar.

O conteúdo cobrado na prova é extenso. Na teoria, os alunos aprenderam esses assuntos ao longo dos três anos do ensino médio. Por isso, quanto antes você se preparar, melhor. Mas, se já é tarde demais para isso, você já está no último ano escolar e só faltam três meses para a data da prova, não se apavore: ainda é possível se organizar.

Vale a pena começar cedo a estudar para o Enem?

Foto: depositphotos

Tenha um objetivo

Para quem decidiu de última hora começar a estudar, a primeira coisa que precisa ter em mente é a certeza do curso e da universidade que quer. Realizar a prova só por pressão ou sem ter certeza do que precisa irá dificultar o seu estímulo e foco, que são as duas palavras chaves para quem quer passar no Enem.

Planejamento é fundamental

Tendo essa certeza em mente, o próximo passo é o planejamento. Prepare horários, estabeleça metas, compre um quadro, cole cartazes no seu quarto, se matricule em cursinhos, faça grupos de estudos etc. Há diversas maneiras de se estudar, procure a que for mais adequada para você.

Organize seu tempo

Todo conteúdo é importante na prova do Enem. Não se acomode em ver somente aqueles assuntos que são seus favoritos. Priorize os conteúdos em que há uma maior dificuldade e revise as áreas que mais pontuam, como redação e matemática.

Mantenha um foco

Saiba que de agora até o dia da prova seu principal foco é a prova. Respeite a grade de horários que foi montada e comprometa-se com essa rotina de estudo.


Reportar erro