Veja a diferença entre habitat e nicho ecológico

Habitat e nicho ecológico são conceitos extremamente importantes para o estudo da ecologia e não devem ser confundidos. Veja a diferença destes termos


O estudo de um ser vivo sempre engloba o conhecimento de seu habitat e seu nicho ecológico. Ambos os conceitos são extremamente importantes para o estudo da ecologia e não devem ser confundidos.

O que é habitat?

O termo habitat refere-se ao local em que uma determinada espécie vive ou habita. Cada espécie está adaptada para viver em determinado local, que é o seu habitat, sendo o ambiente ideal para que ocorram a sua reprodução, alimentação e sobrevivência.

O habitat do mico-leão-dourado, por exemplo, é a Mata Atlântica.

Veja a diferença entre habitat e nicho ecológico

Foto: Depositphotos

O que é nicho ecológico?

Muitas pessoas podem imaginar que a expressão nicho ecológico faz referência ao local onde a espécie se desenvolve mais facilmente, mas, como já vimos anteriormente, este é o habitat. Mas então o que é nicho ecológico?

Quando falamos em nicho ecológico, fazemos referência ao modo de vida de um determinado animal, as suas relações com o ambiente, seu modo de reprodução, forma de alimentação, seus hábitos, quem são os seus predadores naturais e forma de sobrevivência, dentre outras características. Pode-se dizer que o nicho é o papel ecológico do animal na comunidade em que ele vive.

O papagaio-da-cara-roxa, de nome científico amazona brasiliensis, é uma espécie encontrada na Mata Atlântica, ou seja, este é o seu habitat. Com relação ao seu nicho ecológico, podemos dizer que esta espécie vive ao pares, é bastante ativa durante a manhã e, no final do dia, e a sua alimentação consiste de frutos, folhas e flores.

Relação entre os dois termos

Para facilitar o estudo e a memorização das diferenças entre os dois conceitos, muitos autores gostam de fazer uma relação entre os termos “habitat” e “nicho ecológico” e a nossa vida cotidiana. Neste sentido, o habitat seria o endereço de um animal na natureza, enquanto o nicho ecológico poderia ser considerado como o seu trabalho em um determinado ecossistema.

Leia o exemplo a seguir para entender melhor as diferenças fundamentais entre os termos:

O mico-leão-dourado (leontopithecus rosalia) é uma espécie que pode ser encontrada apenas na região da Mata Atlântica. É comum que este animal seja visto em grupos familiares e a maioria vive cerca de oito anos. A sua dieta é constituída por frutos, alguns animais vertebrados e invertebrados, geralmente insetos.

O mico-leão-dourado também é responsável pela dispersão de uma grande quantidade de sementes ao comerem os frutos e, desta maneira, se torna muito importante nesse bioma.

No exemplo acima, podemos concluir que a Mata Atlântica é o habitat do mico-leão-dourado e, quando abordamos o seu modo de vida, alimentação e reprodução, estamos falando de seu nicho ecológico.


Reportar erro