Verbos anômalos

Na Língua Portuguesa, os verbos possuem algumas classificações que facilitam o estudo e compreensão. Eles são classificados em verbos: regulares, irregulares, anômalos, defectivos e…


Na Língua Portuguesa, os verbos possuem algumas classificações que facilitam o estudo e compreensão. Eles são classificados em verbos: regulares, irregulares, anômalos, defectivos e abundantes. Dentre estes, iremos conhecer um pouco mais sobre os verbos anômalos. Existem alguns verbos que passam por mudanças no seu radical durante a sua conjugação, estes são os verbos anômalos. Eles não são chamados de irregulares pois não sofrem mudanças no radical e sim mudam completamente de radical.

Verbos anômalos

Foto: Reprodução

Definição

Os verbos anômalos acabam se encaixando nas denominações dos verbos irregulares, pois estes verbos não seguem as regras das terminações dos verbos regulares que pertencem à sua conjugação, e acabam apresentando mais de um radical quando são conjugados.

Os verbos ser e ir

Observe agora algumas diferenças de quando fazemos algumas conjugações com os verbos ser e ir.

Eu fui

Tu foste

Nós fomos

Ele(a) era

Ele(a) foi

Eu sou

Tu és

Ele(a) é

Nós seremos

Que ele seja

Nós íamos

Os radicais nestas conjugações acima mudam completamente, não há uma regra que determine essas alterações e é por este motivo que estes verbos são chamados de anômalos. O verbo ser é formado pela junção de outros dois: esse (que significa ser) e sedere (que significa ficar, permanecer, estar, estar sentado). Este segundo verbo, sedere, produz uma forma primitiva, já o primeiro produz outras duas: es e fu. O verbo ir é formado pela junção de outros três verbos latinos: ire (que significa ir), vadere (que significa caminhar, andar) e fugere (que significa retirar-se, fugir). Desta forma, esses dois verbos por serem criados a partir da junção de outros verbos acabam apresentando mais de um radical quando são conjugados.

Conjugação de acordo com o modo e o tempo

Veja agora eles conjugados de acordo com o modo e tempo:

Verbos anômalos - ir

Foto: Cola da Web

Verbos anômalos - ser

Foto: Cola da Web


Reportar erro