Verbos auxiliares da língua inglesa

Como o próprio nome já diz, os verbos auxiliares são palavras que auxiliam o verbo principal a indicar o seu tempo verbal em uma frase sem que isso mude o seu sentido. Ou seja, para mudar o tempo verbal de uma frase, basta alterar o verbo auxiliar, sem que seja necessário memorizar as conjugações dos verbos como é feito na língua portuguesa.

Muito fáceis de serem identificados, os verbos auxiliares são geralmente a primeira ou a segunda palavra de uma frase.

Ex: Do you play vídeo games?/Você joga vídeo games?
Ex: Did you play vídeo games?/Você jogou vídeo games?
Ex: Will you play vídeo games?/Você vai jogar vídeo games?
Ex: Would you play vídeo games?/Você jogaria vídeo games?

Verbos auxiliares da língua inglesa

Imagem: Reprodução/ internet

Como dito acima, eles são necessários para dar um sentido de conjugação ao verbo principal. O verbo jogar, por exemplo, pode ser escrito de varias formas, exemplos: “Eu jogo futebol todos os dias”, “eu joguei basquete ontem”, “nós jogamos vídeo games todos os finais de semana”, entre outros. Levando em consideração que no inglês não é possível fazer essas modificações, o verbo auxiliar atua no sentido de dar ao verbo o tempo que ele está localizado, seja presente, pretérito ou futuro.

O verbos auxiliares se dividem em dois grupos: verbos auxiliares primários e verbos auxiliares modais. Os primários não mudam o sentido do verbo principal na frase, portanto, eles não possuem uma tradução exata. São eles: be, is, was, have e do. Além de serem usados para situar o verbo em um período de tempo, eles também são usados para:

-Uma voz passiva (Silk is made by silk moths./A seda é feita por traças da seda)
-Fazer uma voz negativa (André does not like coffee/André não gosta de café)
-Uma pergunta (Do you want milk in your coffee?/Você quer leite no seu café?)
-Enfatizar algo (Yes, I do want milk/ Sim, eu quero leite).

Os verbos auxiliares modais são os que alteram o sentido do verbo principal da oração, dando a ideia de capacidade, habilidade, obrigação, possibilidade, pedido e permissão. (can, could, would, should, may, might, shall, must, ought to.)

-Possibilidade (Daniel could buy a new phone at the mall./Daniel pode comprar um novo celular no shopping center)
-Habilidade (I can play the guitar/Eu posso tocar a guitarra)
-Necessidade (I must go home tonight/Preciso ir para casa hoje à noite)

Sobre o autor

Jornalista formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Possui experiência prática de dois anos na área de produção de textos para web e social media (MTB/PE: 6771). Atualmente trabalha com produção de conteúdo audiovisual para plataformas digitais, sendo as principais os canais do Remédio Caseiro e do Clube para Cachorros, no YouTube.