Vestibular EAD 2016 da UFJF oferta 1.225 vagas para graduação

Inscrições podem ser feitas até às 15h do dia 26 deste mês, exclusivamente através do site da Copese


A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou o edital de seleção para o processo seletivo de graduação na modalidade Educação a Distância (EAD) 2016. Ao todo são disponibilizadas 1.225 oportunidades distribuídas nos cursos de graduação em Licenciatura em Computação, Licenciatura em Educação Física, Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia, em 16  polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Araxá, Barroso, Boa Esperança, Cataguases, Conselheiro Lafaiete, Coromandel, Durandé, Governador Valadares, Ipanema, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Lavras, Salinas, Sete Lagoas, Timóteo e Ubá. Os cursos e vagas, no entanto, variam conforme o polo. Confira as vagas no quadro abaixo.

A seleção ocorrerá da seguinte forma: 70% das vagas serão preenchidas por meio de seleção própria da UFJF. Já os 30% restantes serão destinados a candidatos que quiserem usar o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos deverão indicar a opção desejada no ato da inscrição e poderão concorrer apenas pela opção desejada. Metade das vagas da seleção ficará reservada, em cada um dos cursos e em cada um dos polos, para os egressos de escolas públicas, conforme Lei de Cotas.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até às 15h do dia 26 deste mês, exclusivamente através do site da Copese, pelos links “Vestibular & PISM” > “Processos Seletivos EAD 2016”. O valor da taxa de inscrição é de R$ 75. Candidatos que tiverem cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública ou terem sido bolsistas integrais em escolas particulares durante qualquer período do ensino médio, além dos que declararem pertencer a famílias com renda per capita igual ou inferior a R$ 1.320 podem pedir a isenção do pagamento, que deverá ser pleiteada já no ato da inscrição.

Vestibular EAD 2016 da UFJF oferta 1.225 vagas para graduação

Foto: Frederico Boza Alvim/ Reprodução Site UFJF

Formas de ingresso

Para utilizar a nota do Enem no processo, o candidato deve ter realizado o Exame em pelo menos uma das duas mais recentes edições (2014 ou 2015). Caso o interessado tenha participado das duas mais recentes edições, será considerada a edição com maior pontuação total, independentemente das pontuações particularmente obtidas nas provas dessas edições.

Já para participar do processo de seleção através de provas – que é elaborado exclusivamente pela UFJF – o candidato deve realizar duas provas presenciais objetivas de igual forma e teor, constituídas, ao todo, de 46 questões, além de uma redação – todas em uma única etapa.

A primeira prova presencial compreende os conteúdos de Biologia, Física, Geografia, História e Química. Cada conteúdo consta de seis questões, valendo um ponto cada. A segunda prova presencial compreende os conteúdos de Língua Portuguesa (com seis questões), Literaturas (quatro) e Matemática (seis), valendo um ponto cada, além de uma redação, que vale 15 pontos.

Provas

A seleção será realizada em um único dia – 16 de outubro (domingo) – das 9h às 12h (primeira prova presencial) e das 14h às 18h (segunda prova presencial). Conforme o edital, as provas presenciais serão nas cidades de: Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras e Sete Lagoas. Os candidatos somente podem fazer as provas no local indicado no comprovante definitivo de inscrição.

Outras informações podem ser obtidas por meio dos telefones: (32) 2102-3738 / 2102-3755 – Coordenação Geral de Processos Seletivos da UFJF.

*Do Portal da UFJF
Com adaptações


Reportar erro