Vida e obra de Beatrix Potter

Beatrix Potter tornou-se uma célebre escritora devido aos seus originais livros infantis. Saiba mais sobre a vida e obra da autora inglesa


Helen Beatrix Potter, mais conhecida como Beatrix Potter, foi uma escritora, ilustradora, micologista e conservacionista inglesa, nascida no dia 28 de julho de 1866, em Londres, capital da Inglaterra. Tornou-se uma célebre escritora devido aos seus originais livros infantis, sendo que a sua obra mais famosa é “A História do Pedro Coelho”.

Beatrix Potter e seu histórico de vida

Beatrix Potter nasceu no n° 2 de Bolton Gardens, em Kensington Square, Londres, em uma família abastada que era ligada aos negócios do algodão. A jovem estudou em sua própria residência e recebeu de sua tutora, a governanta, uma instrução vitoriana.

Seu irmão, Bertram, era seis anos mais novo do que Beatrix e partiu para estudar fora da cidade. Nesta época, a futura escritora era uma menina tímida e solitária que gostava de observar o comportamento de seus animais de estimação e começou a desenhá-los quando tinha 9 anos de idade.

Alguns anos mais tarde, Potter começou a estudar arte e história natural e, durante a adolescência, começou a escrever um diário secreto em código. O código foi decifrado e publicado quinze anos após a sua morte, com o título “Beatrix Potter: A Journal”.

Com as viagens de férias junto com a família, Beatrix apaixonou-se pelas montanhas ásperas e pelos lagos escuros, paisagens campestres que a acompanharia por toda a vida.

Imagem de Beatrix Potter

Foto: Wikimedia Commons

No ano de 1913, aos 47 anos, a escritora casou-se com um procurador local, William Heelis, e mudou-se para Sawrey. Lá passou a dedicar o seu tempo às atividades da fazenda e à criação de carneiros.

Beatrix Potter faleceu no dia 22 de dezembro de 1943, em Lakeland.

A obra

O início da carreira de Beatrix Potter como escritora e ilustradora infantil deu-se com a publicação de “A História do Pedro Coelho” por Frederick Warne, no ano de 1902. Esta obra é um relato das travessuras de Peter Rabbit na horta do Seu Gregório, na qual a autora alia uma linguagem agradável a imagens encantadoras, que agrada crianças de todos os tempos.

A obra de escritora inglesa está repleta de pequenos coelhos travessos, velhinhas ratinhas bem dispostas e felinos que provocam desconfiança.

Apesar do encantamento da obra de Potter, a escritora teve que procurar várias editoras para publicar os seus livros, até receber um retorno positivo.

No Brasil, a Editora Lótus do Saber publicou o livro “A História do Pedro Coelho” como parte da coleção dos livros da autora que nunca foram editados no formato original.

Algumas das obras da escritora são as seguintes: A História do Pedro Coelho (1902), The Tale of Squirrel Nutkin (1903), The Tale of Benjamin Bunny (1904), The Tale of Johnny Town-Mouse (1918), Cecily Parsley’s Nursery Rhymes (1922) e The Tale of Little Pig Robinson (1930).

*Débora Silva é graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas).


Reportar erro