Você sabia? Quando os músculos da perna são resistentes, o cérebro envelhece melhor

Segundo o estudo, ao passo que o músculo da perna de um indivíduo é resistente, melhor será o envelhecimento cerebral dessa pessoa


Sabia que entre o condicionamento do cérebro humano e dos músculos há uma relação maior do que você imagina? Foi essa a conclusão após uma pesquisa realizada por estudiosos da Universidade de Londres. Segundo o estudo, ao passo que o músculo da perna de um indivíduo é resistente, melhor será o envelhecimento cerebral dessa pessoa.

O estudo realizado

Para a execução da análise, os pesquisadores estiveram monitorando durante 10 anos 162 mulheres juntamente com suas irmãs gêmeas. Por todo esse tempo foram observados os hábitos de atividade física e estilo de vida das participantes.

Ainda durante a década da realização do estudo, as voluntárias da pesquisa tiveram que passar por testes de aprendizado e memória. Os estudiosos levaram em conta aspectos genéticos, inclusive este foi o motivo de terem escolhido mulheres que possuíam irmãs gêmeas, uma vez que nessas situações os dados genéticos são semelhantes.

 Você sabia? Quando os músculos da perna são resistentes, o cérebro envelhece melhor

Foto: Reprodução/ internet

Conclusão

A análise constatou que a força muscular exercida pelas pernas configurou-se como o fator de maior relação com o envelhecimento cognitivo saudável. A pesquisa mostrou que a gêmea cuja perna era mais forte no começo da análise teve sempre a melhor desenvoltura cerebral após os 10 anos do estudo.

Esta foi a primeira comprovação científica que provou existir uma relação entre a qualidade muscular das pernas e o envelhecimento cerebral com saúde. E tal comprovação, entretanto, não quer dizer que para estimular o saudável envelhecimento do cérebro precisa ter pernas torneadas como as dos atletas. Para os cientistas, apenas fazer uma caminhada ou mesmo passar mais tempo em pé do que sentando já auxilia e muito nesse processo.

Significado do resultado

A conclusão do estudo traduz que os músculos dos membros inferiores sofreram mais impacto em decorrência de que os mesmos são os maiores da estrutura óssea do organismo humano. São esses os músculos essenciais à prática de exercícios físicos.


Reportar erro