,

15 de Julho se comemora o Dia do Homem

Os homens brasileiros podem comemorar o seu dia duas vezes no mesmo ano. Isso é possível porque no Brasil a data é lembrada no dia 15 de julho, enquanto no cenário internacional é marcada no dia 19 de novembro.

O Brasil saiu a frente na criação da data que começou a existir em 1992 por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores. Nos demais países, o Dia do Homem teve início em 1999, por iniciativa de um médico, chamado Jerome Teelucksingh, em parceria com a Organização das Nações Unidas.

Atualmente, o marco é celebrado em países de todos os continentes, a incluir os países da Austrália, Inglaterra, França, México, Alemanha, Espanha, Dinamarca, Vietnã, China, Canadá, Índia, Itália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Haiti, Portugal, África do Sul, Angola, Croácia, Chile, Irlanda, entre outras nações.

15 de Julho se comemora o Dia do Homem

Foto: depositphotos

A ideia é usar a data para promover ações de conscientização sobre a importância da prevenção a doenças e a igualdade de gênero. Por isso, neste dia são promovidos seminários, palestras, passeatas, debates e encontros em escolas, lugares públicos, instituições governamentais e meios de comunicação.

As ações envolvem a participação de homens famosos ou que tenham papéis relevantes na sociedade. Eles ajudam a disseminar recomendações ligadas ao universo masculino como a importância de realizar exames de saúde. Além disso, a organização dos eventos comemorativos procura valorizar a participação masculina na sociedade e a sua contribuição para o desenvolvimento social e emocional da sua família.

Dia do Homem faz parte do calendário do Novembro Azul

A campanha do Novembro Azul faz parte do planejamento estratégico de um mês que foi escolhido para valorizar o homem. O objetivo da iniciativa é promover ações de incentivo à prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. O Novembro Azul nasceu do outro lado do mundo, na Austrália, no ano de 2003. No Brasil, o movimento foi divulgado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida.

No mundo todo, o mês é utilizado para realização de diversos encontros e palestras sobre os cuidados com a saúde masculina. Além do combate ao câncer de próstata, outras doenças como depressão e diversos tipos de câncer também são discutidos.

Em nosso país, o câncer de próstata é o segundo mais comum em homens, ficando atrás somente do câncer de pele não-melanoma. Ele costuma aparecer em pessoas com mais de 60 anos, mas os exames devem começar a ser feitos a partir dos 45 anos ou 40, caso já tenha histórico da doença na família.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.