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O principal desafio do teste de língua estrangeira é a interpretação de texto e, para se dar bem nesta prova, o aluno deve se dedicar à leitura. Nesse ponto, vale prestar atenção ao texto, mas isso também não é suficiente quando as provas trazem textos alternativos, como poemas, charges, quadrinhos, notícias e até letras de música.
Para se habituar a todas as possibilidades de modalidade textual, Costa sugere um exercício prévio à prova. “Procure letras de música na internet, entre em sites de notícias internacionais e busque pequenos contos no idioma para ler e, ao final, escreva um resumo sobre o que entendeu da mensagem chave”.
Já Michelle indica uma primeira leitura para identificar a temática base do texto. ‘‘No caso dos quadrinhos e charges, quando estiver com a avaliação em mãos, o aluno deve saber relacionar a ilustração e o texto. Já em poemas e letras de música o desafio pode ser maior, pois muitas vezes o estudante precisará identificar figuras de linguagem, que serão essenciais na interpretação’’.
Quando o assunto é gramática, Michelle alerta que ela não é cobrada de maneira direta, com questões do tipo: qual é o passado do verbo take? Ela afirma que, mais do que conhecer as regras gramaticais, o exame espera que o estudante saiba aplicá-las, e não apenas decorá-las como tempos atrás.
A sugestão do especialista de Cambridge English, Alberto Costa, para o melhor entendimento sobre o uso de pronomes, sufixos, prefixos, conjunções, verbos, expressões idiomáticas, voz ativa e passiva, discurso direto e indireto, frases condicionais entre outros pontos é praticar escrevendo redações sobre temas que permitam a argumentação e o uso de diferentes tempos de ação.
Realizar testes similares aos que serão pedidos no Enem é a melhor forma de ajudar o estudante a se familiarizar com o estilo de prova. Por isso a dica é buscar na internet ou no próprio colégio, questões relacionadas a edições passadas do Enem ou de outros vestibulares.
Vale também buscar sites que fazem simulados ou até mesmo usar as atividades desenvolvidas por centros de certificação internacionais para exames de proficiência.
‘‘O objetivo é fazer com que os nossos alunos pratiquem muito, até que se sintam mais confiantes para lidar com a prova de inglês do Enem’’, acrescenta Michelle Perego.
Para que seu cérebro comece a absorver mais palavras no idioma, a dica é mudar todos seus aparelhos eletrônicos, e-mail, redes sociais etc, para o inglês.
“Passamos grande parte do nosso dia conectados e, ao adotarmos essa simples postura, estaremos expostos por mais tempo ao idioma e em situações cotidianas, que nos ajudam a relacionar as ações ao vocabulário. Com isso, crescem as chances de gravar na memória palavras que tem dificuldade”, finaliza Costa.