Significa evitar o que for desnecessário, utilizando materiais, ferramentas, equipamentos e dados com equilíbrio e com senso. Há a separação daquilo que é realmente necessário do que é dispensável para a realização das atividades.
Com a aplicação do seiri, alguns dos resultados são o ganho de espaço, a facilidade de limpeza e manutenção, o melhor controle dos estoques, a redução dos custos e a preparação do ambiente para o novo e para a aplicação dos demais conceitos do 5s.
O senso de organização é deixar todas as coisas arrumadas e em seu devido lugar, para que possam ser acessadas e utilizadas imediatamente. Para isso, são fixados padrões e utilizam-se algumas ferramentas como painéis, etiquetas, estantes etc., evitando o desperdício de tempo.
O senso de limpeza define a importância de manter o espaço em ordem e limpo, eliminando a sujeira, resíduos e objetos desnecessários. Além de objetos, este senso também abrange o relacionamento interpessoal, com a preservação de um ambiente de trabalho com honestidade, transparência, franqueza e respeito.
O senso de padronização fixa padrões de cores, formas, iluminação etc. Abrange também o senso de saúde, já que a nossa higiene pessoal também é muito importante para mantermos o local de trabalho limpo. Assim sendo, são verificados os problemas que possam afetar a saúde dos trabalhadores e o estado dos espaços físicos.
A aplicação deste senso tem alguns resultados como equilíbrio físico e mental, facilidade de localização e identificação dos objetos e ferramentas e melhoria nas condições de segurança.
Este senso é formado pelos padrões éticos e morais de cada indivíduo, melorando a qualidade e a produtividade no trabalho, a valorização do ser humano e o cumprimento dos procedimentos operacionais e administrativos.