9 dicas para se divertir sem gafes na confraternização da empresa

As festas de fim de ano não servem só para unir a família e os amigos que estão distantes, elas também são ótimos momentos para se conectar com o pessoal do trabalho e estreitar relações no âmbito profissional. Por isso que muitas empresas promovem comemorações no último mês do ano, com direito a Amigo Secreto, comida e bebida à vontade para os funcionários.

Portanto, este é o momento ideal para quebrar a formalidade do dia a dia dentro da empresa, comemorar os resultados alcançados pela corporação e aproveitar o momento de integração entre os funcionários.

Mas, mesmo se tratando de um momento casual e descontraído, é necessário levar em conta alguns pontos para não estragar a festa de outras pessoas ou se “queimar” diante do chefe ou dos colegas de trabalho.

Levando em consideração estes pontos, a coordenadora de Recursos Humanos da Mega Sistemas Corporativos, Beatriz Bernardi, lista algumas dicas que vão nortear qualquer funcionário que ainda possui dúvidas de como se deve portar nas festas de fim de ano promovidas pela empresa em que trabalha. As orientações da especialista permeiam o antes, durante e depois das comemorações.

9 dicas para se divertir sem cometer gafes nas confraternizações de fim de ano

Foto: depositphotos

Dicas para ter uma boa confraternização com o pessoal do trabalho

1. Cuidado com o excesso de bebida alcoólica

“Se você não é acostumado a beber, não se deixe levar pela empolgação dos colegas. Como todos sabem, além de fazer mal à saúde, a bebida em excesso transforma o comportamento até dos mais tímidos, podendo ocasionar arrependimentos depois”, alerta Beatriz. Por isso, respeite seus limites e curta a festa com cuidado.

2. Atenção com a escolha do traje

Mesmo se tratando de uma festa mais despojada, é importante ficar atento a escolha das roupas para ir as festividades da empresa. Principalmente, dependendo do horário em que a festa for marcada.

3. Tenha um bom papo

Ter uma boa conversa é saber falar sobre diversos assuntos sendo você mesmo. Porém, é importante lembrar que em festas da empresa não cai bem falar sobre quem não foi ao evento ou criticar a organização da festa. Além disso, Beatriz indica que você não deve falar do patrão e também deve evitar palavras de baixo calão.

4. Só leve acompanhantes se o convite for extensivo

Algumas empresas dão senhas de entrada aos funcionários e algumas delas abrem espaço para que os colaboradores levem seus companheiros para a festa. Pensando assim, algumas pessoas podem querer levar seus parceiros para os eventos da corporação, mas isso talvez não seja uma boa ideia caso o convite não for extensivo. “Neste caso, não insista. Evite uma saia justa”, afirma a coordenadora de RH.

5. Mantenha a discrição

Evite grandes demonstrações de afeto ou paqueras durante as festividades de fim de ano, mesmo que seja algo sadio alguns presentes podem se sentir desconfortáveis com estes climas. Por isso, seja discreto e use o bom senso, ele nunca vai falhar.

6. Evite chegar atrasado

“Além disso, também esteja atento ao horário de se despedir. É deselegante precisar ser convidado a se retirar, principalmente se houver expediente de trabalho no dia seguinte”, afirma Beatriz.

7. Use a sensatez ao escolher o presente do amigo secreto

Nada de comprar um presente muito além do valor estabelecido na brincadeira e nem muito abaixo do ideal. Seja sensato e também não escolha presentes íntimos, por isso fuja de lingeries, desodorantes corporais etc. “Se precisar fazer alguma apresentação, seja breve e apenas elogie. Não faça comentários que possam ofender ou colocar o colega numa situação de constrangimento”, recomenda a especialista.

8. Desculpe-se pelos excessos

Apesar de todos os cuidados, pode haver alguma falha de comunicação capaz de causar algum desconforto. Se isto ocorrer, saiba pedir desculpas humildemente para evitar que problemas pessoais atrapalhem o profissional.

9. Atenção para as fotos e vídeos

Cuidado com fotos e vídeos comprometedores, tanto seus como também os que são relacionados aos colegas de trabalho. Sendo assim, não tire selfies que possam lhe comprometer de alguma forma. Também evite expor os demais profissionais em situações constrangedoras. A regra é simples: não se pode fazer com os outros, o que não queremos que façamos conosco.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.