Português

A África e a língua portuguesa

O português é a língua oficial de cinco países da África: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Além desses, a Guiné Equatorial adotou o idioma recentemente. O idioma é utilizado na administração, no ensino, na imprensa e nas relações internacionais.

Os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) vêm firmando protocolos de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento nas áreas da cultura, educação, economia, diplomacia e preservação da língua portuguesa.

A história do português na África está intimamente relacionada com o processo de colonização portuguesa no continente, sendo que a primeira ocupação dos portugueses no continente ocorreu em Ceuta, em 1415.

Histórico

A África e a língua portuguesa

Foto: depositphotos

A colonização portuguesa da África por Portugal ocorreu por meio das grandes navegações, descobrimentos e a ocupação de territórios, como as Ilhas Canárias no início do século XIV. Em 1415, os portugueses conquistaram Ceuta e, em 1460, Diogo Gomes ocupou Cabo Verde e, posteriormente, as ilhas ainda no século XV.

Durante a segunda metade do século XV, os portugueses estabeleceram feitorias nos portos do litoral oeste africano. Já no final do mesmo século, Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança, iniciando assim a colonização da costa oriental da África. No século seguinte, após a invasão de ingleses, franceses e holandeses, Portugal manteve algumas antigas colônias, como Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique.

A língua portuguesa nos países africanos

O português se implantou mais fortemente como língua falada em Angola e Moçambique, com uma leve influência das línguas negras. Nos demais países africanos, o português é utilizado na vida cotidiana juntamente com línguas nacionais ou crioulos de origem portuguesa. A convivência da língua portuguesa com as línguas locais vem provocando um distanciamento entre o português desses países e aquele falando na Europa.

Os seguintes países africanos têm a língua portuguesa como idioma oficial: