A alimentação e os efeitos da TPM no organismo feminino

Confira as mudanças na alimentações que podem influenciar e ter efeitos positivos e negativos na TPM dentro do organismo feminino

A famosa Tensão Pré-menstrual (TPM) é uma fase que acontece na vida das mulheres todos os meses, mesmo que de forma mais sutil em alguns e em outros não. Trata-se do período que antecede a menstruação e em algumas pessoas do sexo feminino pode durar até o primeiro dia do fluxo de sangue, em outras porém pode ficar até o fim.

Quando as mulheres se encontram neste período, alguns sintomas podem surgir, interferindo no psicológico e no físico das pacientes. Por esta razão, é comum encontrar pessoas com oscilação emocional e algumas dores no corpo.

Diante desta perspectiva, é ideal procurar formas de amenizar as alterações provocadas pela TPM e uma delas é através da alimentação, que quando esta balanceada auxilia as mulheres a passarem com tranquilidade este período.

A alimentação e os efeitos da TPM no organismo feminino

Foto: Reprodução/ internet

Sintomas da TPM

Antes de entender como os alimentos podem interferir no ciclo menstrual das mulheres e de como eles podem auxiliar as pacientes a passarem pela TPM de maneira mais tranquila, é preciso ficar por dentro dos sintomas que podem surgir devido este período. Como já foi mencionado, há dois tipos de sintomas: os emocionais e os físicos.

No primeiro caso, as mulheres pode apresentar irritação, vontade de chorar, cansaço, fome em excesso ou o contrário a falta de apetite, depressão, insônia, ansiedade, dificuldades em se concentrar e sonolência. Já com relação aos sinais físicos, estes podem ser caracterizados com o surgimento de acnes, dores osteomusculares, dor de cabeça, seios inchados e mais sensíveis, gases e aumento de peso.

Como os alimentos interferem na TPM?

Diante de tantos sintomas, é importante que as pacientes se cuidem com o intuito de evitar problemas como estes. Para isso, é preciso cuidar da alimentação, apostando em alimentos específicos para cuidar do organismo. De acordo com o médico Sérgio dos Passos Ramos, no site Gineco, é ideal investir em alimentos que contenham vitamina E, vitamina B6 (piridoxina), cálcio e magnésio.

Bons alimentos para controlar os sintomas da TPM

  • Verduras verde escuro;
  • Frutas;
  • Legumes;
  • Brotos germinados;
  • Arroz integral;
  • Gergelim;
  • Grão de bico;
  • Amêndoas.

Alimentos ruins no período da Tensão Pré-menstrual

  • Carboidratos;
  • Doces;
  • Chocolates;
  • Amendoim.