A Conferência de Potsdam e os tratados de paz pós 2ª Guerra

Além de estabelecer as diretrizes político-econômicas para a Alemanha no pós-guerra, o encontro discutiu assuntos relacionados com tratados de paz

A Conferência de Potsdam foi um encontro ocorrido logo após a Segunda Guerra Mundial, entre os dias 17 de julho e 2 de agosto de 1945.

Os chefes de governo dos Estados Unidos, Reino Unido e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), os vitoriosos aliados, se reuniram para decidir como administrar a Alemanha.

Os objetivos da Conferência de Potsdam

Além de estabelecer as diretrizes político-econômicas para a Alemanha no pós-guerra, Clement Attlee (substituto de Winston Churchill, chefe de governo do Reino Unido), Harry Truman (substituto de Franklin Delano Roosevelt, chefe de governo dos EUA) e Stalin (União Soviética) também tinham como objetivo discutir sobre assuntos relacionados com tratados de paz e como contornar os efeitos da guerra.

A Conferência de Potsdam e os tratados de paz pós 2 ª Guerra

Foto: depositphotos

Foi a 3ª vez que os líderes reuniram-se no contexto do conflito. Antes, haviam ocorrido as conferências de Teerã, em 1943, e de Yalta, em fevereiro de 1945.

Quando os vitoriosos aliados se reuniram em Potsdam, em julho de 1945, a aliança estabelecida em junho de 1941, com a invasão da Alemanha nazista, já mostrava sinais de desgaste. A Conferência de Potsdam significou uma reviravolta nas relações Leste-Oeste, evidenciando ainda mais o choque de interesses entre Moscou e seus aliados ocidentais.

Os resultados da Conferência

Os líderes aliados decidiram que a Alemanha seria dividida em quatro zonas de ocupação, sob a administração dos Estados Unidos, da União Soviética, do Reino Unido e da França.

Dentre os principais objetivos da conferência iniciada em 17 de julho de 1945 estavam a criação de diretrizes para o tratamento da Alemanha, questões de reparação de guerra e nova fronteira para a Polônia, bem como os acordos de paz com a Itália, Bulgária, Finlândia, Hungria e Romênia.

Dentre os resultados da Conferência de Potsdam estão:

  • Reversão de todas as anexações alemãs na Europa após 1937;
  • Separação da Áustria da Alemanha;
  • Estabelecimento dos objetivos da ocupação da Alemanha pelos aliados: desmilitarização, desnazificação, democratização e descartelização;
  • Julgamento dos criminosos de guerra Nazis em Nuremberg;
  • Instalação de fronteiras de Alemanha – Polônia nos rios Oder e Neisse (Linha Oder-Neisse);
  • Expulsão das populações germânicas que ficaram fora das novas fronteiras da Alemanha;
  • Os aliados editaram a Declaração de Potsdam, que encerrou os termos de rendição do Japão;
  • A Alemanha deveria pagar uma indenização aos aliados e devolver o porto de Dantzig a Polônia.

Os outros assuntos seriam tratados posteriormente, na conferência de paz final.