A Cordilheira dos Andes: curiosidades e como se formou

A cadeia montanhosa é a mais imponente de todo o mundo e nasceu no período da Terra conhecido como Terciário

A América do Sul é realmente um lugar cheio de encantos. A natureza nessa parte do continente reserva grandes surpresas para os amantes de aventuras. Uma delas é a Cordilheira dos Andes. A cadeia montanhosa é a mais imponente de todo o mundo e nasceu no período da Terra conhecido como Terciário.

Ao todo, são mais de 8 mil quilômetros de extensão e em alguns trechos tem 160 quilômetros de largura. A altura varia entre 4 mil metros e o ponto mais alto é o pico do Aconcágua com quase 7 mil metros de altura.

Os países atravessados pela Cordilheira dos Andes são Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia e Venezuela.

A Cordilheira dos Andes foi formada por placas que se movem. Esse movimento foi causado pelo calor que atua na crosta terrestre e oceânica. Essa movimentação gerou impactos que se acumularam e resultaram na cordilheira.

A Cordilheira dos Andes: curiosidades e como se formou

Foto: depositphotos

Esses impactos aconteceram há 200 milhões de anos e acontecem ainda hoje em menor grau, por isso, a Cordilheira dos Andes cresce até três centímetros por ano. A região também é famosa pelos seus vulcões, que também nasceram por conta desses fenômenos.

Turismo na Cordilheira dos Andes

– Valle Nevado: o Valle Nevado é um centro de esqui que fica no coração da Cordilheira dos Andes, a 46km da capital do Chile, Santiago. Ele oferece uma estrutura completa para os esportes de inverno e é o destino turístico mais popular do inverno Chileno;

– Machu Picchu: localizado no Peru, o parque é um dos lugares mais visitados da América do Sul. Ele fica cravado em uma montanha que pertence ao grupo da Cordilheira dos Andes;

– Mendoza: a cidade argentina é famosa pelos vinhos maravilhosos produzidos na região e também pela vista deslumbrante da Cordilheira dos Andes. Lá também é a cidade mais próxima do pico do Aconcágua que atrai centenas de aventureiros em busca de escalada.

– Torres del Paine: esse parque está localizado no lado chileno da Patagônia, onde acaba a Cordilheira dos Andes na extremidade ao Sul. Essa região concentra picos e lagos típicos da paisagem da Cordilheira e atrai muitos turistas.

Isla del Sol: a Isla del sol está localizada na Bolívia e fica aos pés da Cordilheira dos Andes. As águas do lago Titicaca são azuis e contrastam perfeitamente com a beleza da natureza ao redor e dos picos nevados da Cordilheira.