Geografia

Pedogênese

A Terra como conhecemos hoje, nada mais é do que um conjunto de mudanças em todos esses anos. O solo, parte superficial da crosta terrestre, é um exemplo dessas alterações que ocorreram no Planeta até a sua formatação como se encontra agora.

Fruto da degradação das rochas e de material orgânico de origem vegetal ou animal, a formação de origem do solo recebe o nome de Pedogênese.

O que é Pedogênese?

A pedogênese está diretamente ligada à pedologoia, ciência responsável pelo estudo das pedras, elementos esses que ao serem passados por processos de erosão dão origem aos diferentes tipos de solo.

A formação dos solos acontece através de dois mecanismos, são eles: Intemperismos físicos e intemperismos químicos. Em ambos os processos as rochas sofrem uma decomposição, transformando-se em partículas cada vez menores. Os responsáveis por essas etapas de modificação se diferenciam somente pelos agentes transformadores.

É importante entender a pedogênese, pois os solos têm um papel fundamental na vida humana. Sendo por vezes, a forma de sustento de algumas pessoas, e mais do que isso, local de moradia de diversos seres na Terra.

Intemperismo Físico

Formação dos solos ocorre através dos intemperismos físicos e químicos

Foto: Pixabay

Processo pelo qual as rochas vão se desfazer por agentes como temperatura e pressão. Este tipo de procedimento tendem a acontecer em regiões onde o clima é mais quente, como por exemplo na área semiárida do Sertão pernambucano.

O calor e a pressão, isto é, o peso de algumas camadas sobre a rocha, são considerados os agentes modificadores no intemperismo físico. Uma característica destes solos é o fato deles serem mais jovens e por essa razão menos profundos.

Intemperismo Químico

Nas áreas mais úmidas prevalece o intemperismo químico, sendo assim, o maior responsável que caracteriza esse processamento é a água e seus diferentes estados, como o vapor e o gelo. Nas regiões mais frias, onde tendem a chover mais as reações químicas desenvolvem-se melhor.

As regiões onde pode-se encontrar solos formados através destes procedimentos, pensando à respeito do território brasileiro, são nas áreas litorâneas ou até mesmo na Amazônia. Características destes solos se dão pela profundidade, uma vez que eles são bem mais largos e bem feitos.

Os tipos de solo

Corpo vital importante para os seres vivos, o tipo de solo está relacionado a quantidade de horizontes, isto é, camadas que o mesmo possui na sua estrutura. O conjunto de horizontes é chamado de perfil. Ao cortar a estrutura do solo, pode-se observar que existem diversas camadas, as quais tendem a ter características diferentes.

Por exemplo, em um caso hipotético, um tipo de solo tem cinco horizontes, veja como estaria definido cada um deles.

Outros agentes transformadores do solo

Além da temperatura, pressão e dos diferentes estados da água, outros agentes contribuem para a degradação das rochas e assim na origem de novos tipo de solo, são eles: relevo e o tempo cronológico.